
Família
É PECADO JUNTAR AO INVÉS DE CASAR? O QUE DIZ A BÍBLIA?

O que é certo ou errado? O que é pecado e o que é permitido? O que é lícito e o que é ilícito? O que podemos ou não podemos fazer? O que agrada ou desagrada a Deus? Existem diversas pessoas a basearem-se na primeira frase de 1 Coríntios 6:12 que diz: "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém", ao esquecerem-se do complemento do versículo do mesmo versículo que diz: "Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine".
De facto tudo é permitido, vai da consciência de cada um, mas existe também a Palavra de Deus que nos orienta, nos exorta e nos disciplina, isso quando a pessoa quer se submeter a essa Palavra tão divina e sábia que é a de Deus. Nunca podemos nos basear numa frase bíblica sem entender todo o contexto, pois se assim procedermos, estaremos a ser enganados por nós mesmos.
O que tem de pessoas a serem dominadas pelas coisas e por situações, não são poucas, e uma das perguntas mais comuns que está a dominar a cabeça e a vida de muitas delas é esta: "É errado juntar-se? Juntar-se é a mesma coisa que se casar? Eu amo uma pessoa, mas não tenho condições de casar com ela no momento, mas pretendo juntar-me com ela, estaria eu a pecar?"
Na passagem bíblica de 1 Coríntios 7, o apóstolo Paulo fala sobre casamento, onde em 1 Coríntios 7:9, ele orienta sobre o casamento, ele não orienta sobre "junção de corpos", muito menos viverem de acordo com os seus prazeres, mas Paulo orienta a se casarem.
"Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo" 1 Coríntios 7:9.
A explicação é simples e curta, obedece quem quiser, mas a verdade é exposta para todos, para quem obedece a Palavra de Deus e para quem não tem interesse em obedecer. Um líder evangélico cristão norte-americano, reconhecido mundialmente, Billy Graham, recentemente foi questionado sobre esta questão, e a sua resposta foi a seguinte: "Casais não casados que vivem juntos estão a investir em relacionamentos que não têm estabilidade e comprometimento, ao poder se dissolver a qualquer momento. Viver a evitar a vontade de Deus só levará à infelicidade", falou o evangelista mundial.
A Palavra de Deus nunca obrigou e jamais obrigará o homem a nada, mas a consciência perturba. Por este motivo as pessoas que vivem juntos sem estarem casados oficialmente perante a vontade de Deus e a do homem, devem procurar fazer o certo, e aqueles que se desejam juntar, a opinião da Palavra de Deus está diante delas!