Jesus é Deus? (Estudo para as Testemunhas de Jeová lerem com atenção)

Ao destacar uma evidência: A Divindade de Jesus

A divindade de Cristo é algo tão evidente, que, ainda no Antigo Testamento é revelada, sobretudo, alguns grupos religiosos contrariam este princípio bíblico e até apresentam citações das Escrituras, e neste estudo, iremos analisar as passagens por eles apresentadas.

Ainda no Antigo Testamento, encontramos a seguinte declaração:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Poderoso, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" Isaías 9:6.

Após lermos este versículo, qualquer dúvida da divindade de Cristo é anulada, pois o texto diz claramente que Ele é Deus. Sobretudo, as testemunhas de Jeová, conseguiram arrumar uma colocação: Admitem que Jesus é Deus, sobretudo, o colocam como "um deus", e quando a passagem é analisada, dizem que Jesus é Deus Poderoso, e não Todo-Poderoso.

Este argumento é muito fraco, visto que no próximo capítulo de Isaías, Jeová também é apresentado como Deus Poderoso:

Isaías 10:21 "Os resíduos se converterão, sim, os resíduos de Jacó, ao Deus Poderoso"

Logo, o texto de Isaías 9:6 exalta sim Cristo como Deus.

Com isso, já refutamos um argumento usado pelas testemunhas, após isso, é possível que elas mostrem Mateus 28:18, para indicar que só Jeová tem Todo-Poder, vamos analisar então:

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra" Mateus 28:18.

Com isso, as testemunhas perguntam: Quem deu todo o poder a Jesus? Jeová. Então, quem tem todo o poder é Jeová, dizem elas. Talvez, uma pessoa a qual desconheça os princípios bíblicos, acredite nisso, sobretudo, ao voltarmos para o livro de Isaías, encontramos a afirmação de Jeová:

"Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura" Isaías 42:8.

Logo, perguntamos: Jeová divide ou não a sua glória com Jesus? Se Ele divide, isso indica claramente que Jesus é Deus, e no versículo de Mateus 28:18, Jesus disse que tem todo o poder, logo, Ele é Todo-Poderoso! Com isso, a testemunha pode perguntar: Deus deu poder a si mesmo? Quem está em contradição, são as testemunhas, pois em Isaías 42:8, diz claramente que Jeová não divide a glória Dele com outrem, mas, a Bíblia diz claramente que Jesus é glorificado pelo próprio Pai (Actos 3:13 / Hebreus 5:5 / João 8:54). Logo, se Jeová dá a glória Dele a Jesus, isso indica claramente que Jesus não é outro "deus", mas o próprio Deus! Quanto à pergunta, de que se Deus deu glória a si mesmo: Tal pergunta é infundada por pessoas às quais não crêem na Trindade, logo, em Mateus 28:18, vemos o Pai a dar Todo-Poder a seu Filho que por Ele foi glorificado. Se não crermos na Trindade, teremos que admitir a existência de dois (ou três) deuses, dois criadores, dois salvadores, dois todo-poderosos, etc. Sobretudo, Jesus disse que Ele e o Pai são um (João 10:30), e quanto ao Espírito Santo, Ele também é indicado em 1 João 5:6-7.

Para provar com todas as letras que Jesus é Todo-Poderoso, vamos ler ainda

Apocalipse 1:8 "Eu sou o Alfa e o Ómega, o Princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso".

Ao ser este texto tão claro, as testemunhas adulteraram a tradução e colocaram:

"Eu sou o Alfa e o Ómega, diz Jeová Deus, aquele que é, e que era, e que vem, o Todo-Poderoso". - Só perguntamos: Quando Jeová prometeu que Ele há de vir?

Aliás, o próprio livro de Apocalipse afirma por diversas vezes que Jesus é o Primeiro e o Último - Apocalipse 2:8 "Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver". Vão dizer que este texto refere-se também a Jeová? Quantos primeiros e últimos existem? Se Jeová é o primeiro e o último (Isaías 44:6 e Jesus também é (Apocalipse 2:8), quantos assim existem? - Logo, quando lemos em Apocalipse 1:8 e diz: "...e que há de vir, o Todo-Poderoso..." refere-se a Jesus, ou há dois que estão vindo? Quem prometeu que virá é Jesus - João 14:3 "E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também".

Conclusão - Em Apocalipse 1:8, diz que o primeiro e o último é Todo-poderoso. O próprio livro de Apocalipse nos informa que Jesus é o primeiro e o último (Apocalipse 2:8); Em Apocalipse 1:8 diz que o Todo-Poderoso é o mesmo que era, ao ser Ele o mesmo. Em Hebreus 13:9 diz que Jesus é o mesmo, e em Malaquias 3:6 diz que o Senhor não muda, logo, se Jesus é o mesmo e é Senhor, Ele é Todo-poderoso, ou há dois que são o mesmo em que não há mudança? - E por fim, Apocalipse 1:8 diz que o Todo-poderoso é aquele que há de vir, e em João 14:3 diz que Jesus é que está por vir. Logo, Jesus é sim Todo-poderoso.


Deus pode ser tentado? - Outro ponto o qual as testemunhas usam para tentar dizer que Jesus não é Deus, é usarem Mateus 4 (ou Hebreus 4:15), onde diz que Jesus foi tentado, com Tiago 1:13 no qual diz que Deus não é tentado.

Este argumento parece sólido, mas somente para quem não conhece as Escrituras e sabem que o próprio Jeová foi tentado, e para fundamentar isso, iremos utilizar citações dos próprios livros indicados acima, a saber, Mateus, Hebreus e Tiago:

"Não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, me provaram e viram, por quarenta anos, as minhas obras" Hebreus 3:8-9.

Este texto diz claramente que Jeová foi tentado por todo o deserto pelos judeus. Devemos ler também Êxodo 17:2, e também Jó 1, passagem tão conhecida. Vale também lembrar, que o Espírito de Deus também foi tentado (Actos 5:9). Será que uma "força" pode ser tentada? Devemos nos lembrar que em Actos 15:10, diz: "Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar?".

Logo, a passagem de Mateus 4, em nada diz que Jesus não é Deus, mas em comparação com Actos 15:10, afirma que eles realmente tentaram a Deus. Sobretudo, vamos analisar ainda mais a passagem de Mateus 4, pois ali mesmo também já responde:

"Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" Mateus 4:7.

Ora, se o mandamento diz para não tentar a Deus, isso indica que Deus pode ser tentado! Logo, o próprio capítulo 4 de Mateus já responde a indagação feita pelas testemunhas, ao mostrar que a Bíblia responde a si mesma, e que nenhum versículo pode ser pegado fora do contexto.

E quanto à passagem de Tiago? Tiago também escreveu:

"Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos" Tiago 2:10.

Aquele que tropeça em um só dos mandamentos, tropeça em todos. Já vimos que "não tentar a Deus" é um dos mandamentos, logo, se a pessoa que tropeça num mandamento, tropeça também neste, e tenta ao Senhor Deus, logo, vimos pelos três livros que a Bíblia se revela a si mesma. Sobretudo, há uma pergunta: Deus pode ser tentado, mas como que Tiago disse que não?

Já vimos que nenhuma passagem da Bíblia pode ser pegada fora do contexto, logo, quando lemos o contexto, percebemos que Tiago está a dizer para ninguém culpar a Deus pelas suas tentações, pois cada um de nós somos tentados pelas nossas próprias concupiscências (Tiago 1:14). Logo, Deus não tenta a ninguém e não é tentado a fazer isso!

Daquele dia e hora ninguém sabe - Mateus 24:36 "Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai". Este versículo, quando apresentado pelas Testemunhas de Jeová, é na verdade, mais "um tiro que sai pela culatra!", vejamos: Daquele dia e hora ninguém sabe, mas as Testemunhas de Jeová já disseram que sabiam da data e ano da volta de Jesus, e dizem que Ele já teria voltado em 1914! Ora, se só o Pai sabe, como elas poderiam saber? Jesus mesmo disse: "E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder" Actos 1:7. Como que as Testemunhas de Jeová ficariam a saber da volta de Jesus?

As mesmas testemunhas dizem que Jeová tem a capacidade de predizer eventos, mas de maneira selectiva, isto é, Ele sabe o que quer saber, comprovamos:

"Da mesma forma, Jeová tem a capacidade de predizer eventos, mas a Bíblia mostra que ele faz uso selectivo e com discrição dessa capacidade" (Raciocínios à Base das Escrituras, página 116). Ora, se Jeová faz uso selectivo de predizer eventos, por que Jesus não poderia?

Vejamos agora o ponto em que elas usam: Nem Jesus sabia do dia e hora. No livro de Apocalipse, encontramos um facto diferente: Apocalipse 19:12 "Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo". Pelo raciocínio das testemunhas podemos dizer que Jeová não é Todo-Poderoso por não saber este nome que só Jesus sabe? - Hoje Jesus sabe sim o dia da sua vinda (João 16:30 e 21:17).


Por que me chamas bom? - Mateus 19:17 "E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos". Ora, usar este versículo para dizer que Jesus não seria Deus também não é um raciocínio coerente, pois, estariam as Testemunhas de Jeová a dizer que Jesus não é bom? Quando Jesus perguntou isto, Ele estava a perguntar: "Como você me chama de bom se você não crê que eu sou Deus?" A Bíblia diz que Jesus é bom, e se só Deus é bom, logo, Jesus é Deus: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" João 10:11. Esta citação prova que Jesus é Deus duas vezes: Primeiro - Jesus é bom, e só Deus tem esta bondade; Segundo - Ele é o Pastor, e fazia uma clara referência do Salmo 23:1.

O Pai é maior do que eu - João 14:28 "Ouvistes o que eu vos disse: vou e venho para vós. Se me amásseis, certamente, exultaríeis por ter dito: vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu". Na ocasião em que Jesus disse isso, Ele estava ainda como Homem, Ele era menor até mesmo que os anjos (Hebreus 2:9), logo, não poderia ser mesmo como o Pai, porém, hoje, Ele não é mais menor que o Pai: "Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome" Filipenses 2:9.

Usam também algumas citações as quais dizem que Jesus foi enviado pelo Pai, e usam o seguinte argumento: "Qual é maior, o enviado ou quem lhe envia?" Este raciocínio não é coerente, se fosse, Jesus seria maior que o poder activo de Jeová, visto que este foi enviado por Jesus (João 16:7). Ora, será que Jesus (uma criatura, segundo as Testemunhas de Jeová), seria maior que o Espírito Santo (a força activa de Jeová, segundo as Testemunhas de Jeová)? Será que uma criatura seria maior que o poder activo de Jeová?

O facto de Jesus ter sido enviado pelo Pai, não indica que Ele era menor que o Pai. Os discípulos, certa vez, enviaram Pedro e João para Samaria (Actos 8:14), seriam Pedro e João menores que os outros discípulos? Paulo e Silas também foram enviados (Actos 17:10). Vamos raciocinar novamente: Seria Jesus, uma criatura ao ver das Testemunhas de Jeová, maior que o poder activo de Jeová? Certamente que não! Mas Jesus enviou o Espírito Santo, e nem por isso Ele é superior ao Espírito de Deus, nem tampouco, o Pai é maior que Ele pelo facto Dele ter sido enviado. Vejamos também João 15:26, no qual Jesus afirma que Ele realmente seria quem enviaria o Espírito Santo.


O Unigénito e Primogénito

Unigénito - Diferente do que pensam as Testemunhas de Jeová, unigénito não significa o primeiro a ser criado, mas a palavra unigénito, é a junção de duas palavras, a saber: Uni génito - Único da mesma natureza. Logo, quando a Bíblia diz que Jesus é o unigénito, diz que Ele é o único que tem a mesma natureza do Pai, ao ser Ele o Deus verdadeiro (1 João 5:20).

A expressão "unigénito", analisada à luz do idioma original, monogéne, quer dizer: "da mesma espécie"; "do mesmo gene"; "da mesma natureza"; "igual". O que significa que Jesus é singular, único com a mesma natureza de Deus. E o próprio Cristo reflecte isso de forma clara ao empregar a frase "Filho de Deus", ao provocar a ira dos seus conterrâneos, que desejaram apedrejá-lo. Afinal, entenderam exactamente o que Jesus quis dizer. Ou seja, que era tão divino quanto o Pai (João 19:7). - Fonte - Bíblia Apologética de estudo. Vale ressaltar, que Jesus e o Pai são da mesma natureza, e não excluímos o Espírito Santo, que na Bíblia é tanto chamado de Espírito de Deus, como Espírito de Cristo (Romanos 8:9).


Primogénito - Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14 - Nestas citações diz que Jesus é o primogénito de toda a criação. Vamos analisar isto no grego: palavra primogénito (do grego PROTOTOKOS) e não primeiro a ser criado (que seria PROTOCTISIS) é a que aparece nesta passagem. Significa supremacia, primazia ou preeminência (Colossenses 1:18), (para que em tudo tenha a preeminência). Logo, quando a Bíblia diz que Jesus é o primogénito, não está a rebaixá-lo, pelo contrário, o exalta, ao dizer que Ele é Aquele que tem preeminência (domínio) sobre tudo. A Bíblia diz que Jesus é o primogénito dos mortos (Apocalipse 1:5), não o primeiro a ser criado. Jesus é o primogénito dos mortos, ao ter Ele primazia sobre toda a criação (Efésios 1:20-23).

Usam ainda Provérbios 8:22 "O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas" Traduziram: "O próprio Jeová me produziu..." Querem então dizer que Jesus teria sido criado. Mas, se lermos o contexto, descobriremos que fala da sabedoria, logo, se Deus criou a sabedoria, significa que em algum momento Ele não tinha sabedoria? Se Ele não tinha sabedoria, como poderia ter criado? A melhor tradução foi a que apresentei: "O Senhor me possuiu..."

As Testemunhas de Jeová dizem que Jeová criou Jesus, e depois Jesus criou as outras coisas, mas a Bíblia diz que Deus criou tudo sozinho - Isaías 44:24 "Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra" Se Deus criou tudo sozinho, e se a Bíblia diz que Jesus criou tais coisas (João 1:3), logo Jesus não é criatura, é Criador!


Um Criador ou dois? - No livro de Isaías enfatiza-se que cada coisa foi criada por Jeová e por mais ninguém: "Assim disse Jeová, teu Resgatador e Aquele que te formou desde o ventre: 'Eu, Jeová, faço tudo, estendendo os céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo?'" Isaías 44:24. Agora, no Novo Testamento, somos informados de que tudo foi criado por Jesus: "Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência" João 1:3.

Como podem ser conciliadas tais declarações bíblicas? Pode alguma doutrina da STV dar resposta ao problema? Responder que Jeová Deus, o Pai, o único Criador, usou Jesus para criar...contradiz a declaração bíblica: "Quem estava comigo?" (Fonte: Livro Desmascarando as seitas, Paulo Romeiro e Natanael Rinaldi, pág. 274-75, CPAD).

A Bíblia diz que Jesus é o primogénito dos mortos (Apocalipse 1:5), não o primeiro a ser criado. Jesus é o primogénito dos mortos, ao ter Ele primazia sobre toda a criação (Efésios 1:20-23).

O Pai é Deus e Criador - Génesis 1:1

O Filho é Deus e Criador - João 1:3 / João 20:28

O Espírito Santo é Deus e Criador - Jó 33:4 / Salmo 104:30 / Actos 5:3-4 - E os Três são um (1 João 5:7-8).


Deus nunca foi visto - João 1:18 / 1 Timóteo 6:16 - Este é outro argumento das Testemunhas para tentarem dizer que Jesus não seria Deus, pois Jesus foi visto. Vamos analisar a Bíblia toda - "E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá" Êxodo 33:20. Deus então disse a Moisés que este não poderia ver a sua face. Só que também diz: "Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo..." Êxodo 33:11.

Abraão: "Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais..." Génesis 18:1.

Jacó: "Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva" Génesis 32:30.

Isaías 6:5: "Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!"

Com isto, já respondemos às testemunhas de Jeová, que Deus pode ser visto sim, ou elas vão dizer que Isaías viu Jesus? Se assim disserem, vão ter que assumir que Jesus é o Rei, o Senhor dos exércitos! Agora, vamos responder também aos cépticos, os quais dizem que há contradições na Bíblia, e provaremos que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus. De facto, ninguém nunca viu Deus em sua plena natureza! Mas Jesus Cristo é Deus e Ele foi visto, antes de morrer, e depois de ressuscitar. Vejamos o facto:

"Ninguém jamais viu a Deus; o Deus único, que está no seio do Pai, é quem o revelou" João 1:18.

Este versículo deixa claro então a resposta, Jesus é quem o revelou! Abraão viu a Jesus:

"Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se" João 8:56.

Logo, provamos duas coisas: Deus não pode ser visto em sua plena natureza, por isso, Jesus esvaziou-se a si mesmo e fez-se homem (Filipenses 2:9), para que assim, Ele revela-se quem, é o Pai. Provamos também que Jesus é Deus, pois Abraão viu a Jeová, vejamos como está na Bíblia Tradução Novo Mundo das Testemunhas de Jeová:

"Jeová apareceu-lhe...Abraão, vosso pai alegrou-se grandemente na perspectiva de ver o meu dia, e ele o viu e se alegrou" Génesis 18:1 e João 8:56 - Quem Abraão viu? O Deus Filho!

Jacó também viu a Jesus - "Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali" Génesis 32:29.

Houve também um homem e uma mulher que também deteram o anjo e lhe perguntaram o Nome:

"E o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?" Juízes 13:18.

Ao provar que esse era Jesus:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" Isaías 9:6.

Então, Jesus, o Deus Filho, revelou a quem é o Pai, pois Ele e o Pai são um (João 10:30). Então, esta passagem, como todas as outras, apresentadas pelas testemunhas, em nada diminui a Jesus, pelo contrário, quando fazemos uma análise bíblica mais profunda, constatamos que o versículo está a exaltar a Jesus, e a provar que Ele é Deus. Agora, vamos ler passagens, as quais dizem com todas as letras que Jesus é Deus:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" Isaías 9:6.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" João 1:1.

"Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!" João 20:28.

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" 1 João 5:20.


Os discípulos receberam a Jesus como Deus:

João (João 1:1 / 1 João 5:20) - Pedro (2 Pedro 1:1) - Tomé (João 20:28) - Apóstolo Paulo (Romanos 9:5 e Tito 2:13) - Profeta Isaías (Isaías 7:14 e 9:6).

Jesus tem atributos únicos de Deus:

Rei dos judeus - Isaías 33:22 (Bíblia Tradução Novo Mundo): Jeová é o nosso Rei; ele mesmo nos salvará.

Isaías 44:6 (Bíblia Tradução Novo Mundo): Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador, Jeová.

Jesus Rei dos Judeus - Mateus 2:2 / João 12:13-15 / João 19:21 / Mateus 27:37.

Pastor - Jeová, segundo os Salmos 23:1, é o nosso pastor e Jesus se identifica como o pastor excelente em João 10:11. Afinal, quem é o nosso pastor?


Prostrados diante - Romanos 14:10 diz que todos nós ficaremos prostrados diante da cadeira de juiz de Deus, mas 2 Coríntios 5:10 afirma que teremos de ser manifestados perante a cadeira de juiz de Cristo. Afinal de contas, quem será mesmo o juiz? Jeová ou Jesus? (Vamos ter paciência, mais abaixo vamos tirar esta confusão em pratos limpos).

Juiz - Jeová é o nosso juiz, diz Isaías 33:22, mas Cristo é quem está destinado a julgar os vivos e os mortos (ao ser assim Ele o juiz).

Senhor dos senhores - A Bíblia mais uma vez aponta que Jeová é "Senhor dos Senhores" em Deuteronómio 10:17, e fala a mesma coisa a respeito de Jesus em Apocalipse (Revelação) 17:14, ao chamar o cordeiro de "Senhor dos Senhores".

Salvação - Esta parte merece um comentário mais extenso. Note-se que Jeová começa a dizer em Isaías 43:11 que além Dele não há salvador! Não há outro Salvador além de Jeová, é o que o texto diz. Mas Actos 4:12 fala que "não há outro nome debaixo do céu pelo qual tenhamos de ser salvos" e está a dizer que isto é em nome de Jesus Cristo. Daí, Tito, aquele que mais usou o termo salvador para Deus, e que também sempre dizia que o salvador era Jesus, fala que Deus é o nosso salvador em Tito 1:3 / 3:4 / 2:10 (além de outros). Entretanto, em Tito 3:6 e Tito 2:13 ele diz que o nosso salvador é Jesus. Inclusive, em Tito 2:13 ele diz da "manifestação do grande Deus e Salvador de nós, Cristo Jesus". Neste texto ele vai mais fundo e diz que Jesus é o grande Deus e Salvador nosso. A equipe da tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas não poderia aceitar isto, afinal, "Jesus não pode ser Deus, ele é apenas um anjo exaltado" e acrescenta um [do] no texto para "completar o sentido do português". Tem cabimento este [do]? Nenhuma tradução respeitável verteu o texto desta maneira, pois Tito fala de Deus (Theos) e (kai) salvador (Sotéros). Não existe tal preposição "do" no meio do texto original. Com isto, perguntamos: Jesus é Deus ou Deus divide a sua glória com Jesus (Isaías 42:8)?


Deus divide a sua glória?

"Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura" Isaías 42:8.

"E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse" João 17:5.

Da leitura de Isaías 42:8 vemos que Deus não dá a sua glória a outrem. Entretanto, Jesus orou ao Pai, em João 17:5, ao dizer que Deus repartira a sua glória com Ele, antes de o mundo ser criado. Como as testemunhas de Jeová respondem a isso?

Durante este estudo, fizemos perguntas, como: Quantos criadores existem?

Quantos primeiros e últimos; etc. Vamos agora ver mais sobre isso:

Um Salvador ou dois? - Isaías 45:21 compare-se com Actos 4:12.

Um eterno ou dois? - Isaías 40:28 - Apocalipse 1:18

Um Senhor ou dois? - Isaías 41:4 - Romanos 1:7 / 5:1

Um Rei dos reis ou dois? - 1 Timóteo 6:15-16 - Apocalipse 17:14 e 19:16

Um criador ou dois? - Isaías 44:24 - João 1:3

Um que perdoa pecados ou dois? - Neemias 9:17 - Lucas 7:49

Um que há de vir ou dois - Apocalipse 1:8 - João 14:3

Adoração a Jesus - Jesus deve ser adorado? Ao ter provado que Jesus é Deus, provamos também que Jesus deve ser adorado:

"para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou" João 5:23.

Neste versículo, Jesus chama para si a mesma honra que o Pai tem. Da mesma forma que o Pai é honrado, assim Jesus deve ser, logo, se o Pai é adorado, assim Jesus deve ser honrado com adoração, pois aquele que honra o Pai e não honra ao Filho, também não tem o Pai. Se uma testemunha de Jeová que honrar a Jeová, deve também honrar a Jesus com actos de adoração:

1 João 2:23 "Qualquer que nega o Filho também não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho tem também o Pai".

Já vimos que o Pai divide a glória Dele com Jesus, agora Jesus chamou para si a honra do Pai, ainda após isso as testemunhas irão dizer que Jesus é um deus?

Isaías 45:21 "Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim".

De facto, temos que concluir: Jesus deve ser honrado com adoração assim como o Pai é - João 5:23.

Qual a consequência de não reconhecer Jesus como Deus? - Jesus disse: "Por isso, vos disse que morrereis em vossos pecados, porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados" João 8:24.

Agora, podemos escolher: Se acreditamos nas testemunhas ou em Jesus, aliás, devemos ser testemunhas de Jeová ou de Jesus?

Os discípulos testificaram de Jesus - "Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas" Actos 2:32. O próprio Jesus disse que eles seriam testemunhas Dele mesmo:

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunha tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" Actos 1:8.

E por fim, mais uma citação - "e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio" João 15:27.

Logo, os discípulos eram Testemunhas de Jesus!


O Espírito Santo testemunhou e testemunha de Jesus - "Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio" João 15:26.

Só nesta citação, já podemos ver que o Espírito Santo e os discípulos eram Testemunhas de Jesus!

O Pai testemunhou de Jesus - "O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim" João 5:37.

Se duvidam que até o próprio Pai é testemunha de Jesus, devem conferir na Bíblia a citação acima, que poderão ler: "Também o próprio Pai que me enviou tem dado testemunho de mim" João 5:37.

Jesus confirmou isso, em João 5:31-32 - "Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Outro é o que testifica a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que ele dá de mim".

"Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim" João 8:18.

Com estas citações, ficou claro compreender que o próprio Pai é Testemunha de Jesus!

Novamente a escolha é nossa: Acreditamos na Bíblia ou nas testemunhas de Jeová?


E o Verbo era "um deus" - Para esta tradução, encontramos a seguinte resposta na Bíblia Apologética - Para a seita testemunhas de Jeová, existem dois deuses: O Todo-poderoso, que é Jeová, e outro menor, que é Cristo. Para que pudessem lançar a Tradução do Novo Mundo na versão apontada, valeram-se até 1983, da tradução de um teólogo espírita chamado Johanes Greber. Na verdade, o cerne da questão está em crermos que toda a Bíblia é inspirado por Deus (2 Timóteo 3:16-17; 2 Pedro 1:20-21). João aponta outras referências acerca da deidade absoluta de Jesus (João 5:18; 10:30-33). Logo, o Verbo jamais poderia ser outro deus (João 20:28 / 1 João 5:20). Isso mostra o biteísmo das Testemunhas de Jeová, ao contrariar Isaías 43:10, que diz: "...Antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá". Além disso, devemos considerar o seguinte: se as Testemunhas de Jeová argumentam a ausência do artigo definido ho (o) significa que Jesus é um deus e não um Deus, por que não aplicam a mesma regra ao versículo 6, onde a referência clara a Deus Pai não é precedida do artigo definido?

A prova de que a interpretação das testemunhas (ausência do artigo definido) é uma falácia, é que João também não usou o artigo antes do nome Théos nos versículos 6, 12, 18 deste mesmo capítulo, mas nem por isso a Tradução do Novo Mundo traz: "Houve um homem enviado como representante de um deus"; ou "...tornaram filhos de um deus"; ou "Ninguém jamais viu a um deus".

Vejamos agora o que alguns estudiosos e eruditos dizem a respeito de tal tradução das testemunhas:

Dr. J.R. Mantey - "Uma má tradução chocante. Obsoleta e incorreta. Não é nem erudito nem razoável traduzir João 1:1 'a palavra era um deus'".

Dr. Bruce M. Metzger (professor de língua e literatura do Novo Testamento) - "Uma tradução horripilante, errónea, perniciosa, repreensível. Se as Testemunhas de Jeová levam essa tradução a sério, elas são "politeístas".

Dr. Charles L. Feinbeng - "[Os tradutores das] Testemunhas de Jeová evidenciam uma ignorância abismal dos princípios básicos da gramática do grego na sua tradução errónea de João 1:1".

Dr. James L. Boyer - "Nunca ouvi falar, nem li, sobre algum erudito em grego que concordasse com a interpretação desse versículo conforme insistida pelas Testemunhas de Jeová... Nunca encontrei um deles [membro da STV] que tivesse qualquer conhecimento da língua grega".

Dr. Walter Martin - "A tradução 'um deus' ao invés de 'Deus' é errónea e não tem apoio em nenhuma boa erudição do grego, antiga ou contemporânea, e é uma tradução rejeitada por todos os reconhecidos eruditos da língua grega".

Dr. William Barclay - "Uma tradução que é gramaticalmente impossível. É abundantemente claro que uma seita que pode traduzir o Novo Testamento assim é intelectualmente desonesta".

Quanto a isto, devemos ler Jeremias 23:36 e 2 Pedro 3:16.

Vamos agora analisar alguns outros versículos usados pelas testemunhas, e outros omitidos por elas:

João 4:23 - As Testemunhas de Jeová citam este versículo nas suas visitas de campo, quando perguntam àqueles a quem estão a tentar arrebanhar: "Quem você adora como Deus?". Se a resposta for: "O Senhor", então declaram que Senhor é um título. Se a pessoa disser: "Jesus", dizem que este é o nome do Filho e não deve ser adorado.

Resposta - Concordamos que o Pai deve ser adorado. Devemos perguntar às Testemunhas de Jeová se elas obedecem à vontade do Pai em todos os sentidos. Se a resposta for "sim", então devemos citar a referência João 5:23 deste evangelho, que diz o seguinte: "para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou". As testemunhas de Jeová não adoram o Filho, como adoram o Pai, e ainda declaram que Jesus não deve ser adorado, então a adoração que devotam ao Pai é fútil. E a Bíblia tem algo a dizer a esse respeito: "Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros" 1 Samuel 15:22.

João 17:3 - Dizem que a vida eterna é reconhecer Jeová como único Deus e Deus de seu filho, Jesus Cristo. A sua intenção, com isto, é afirmar que somente Jeová é o Deus verdadeiro. Se perguntarmos a uma testemunha de Jeová se ela possui vida eterna, responderá, enfaticamente, que não, porque ninguém dirá, pode ter certeza da vida eterna. Os adeptos que pensam desta forma contabilizam dez, vinte ou mais anos de estudos dos livros publicados pela Sociedade Torre de Vigia, o que demonstram que não possuem nenhum conhecimento ao único Deus verdadeiro e do seu Filho, Jesus Cristo. Se tivessem o conhecimento exacto, certamente teriam a certeza da vida eterna (João 5:24 / Romanos 8:1).

Se Jesus estivesse a excluir-se da divindade ao afirmar que o Pai é Deus verdadeiro, poderíamos interpretar pelo mesmo princípio, em Judas 4, que Jesus é o único Senhor verdadeiro. Aliás, a citação de Judas 4, é uma profecia que cumpre perfeitamente sobre a Sociedade Torre de Vigia (testemunhas de Jeová), visto que eles negam a graça de Deus (acreditam na salvação pelas obras) "e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo" - Judas 4. A passagem diz claramente (inclusive na Tradução Novo Mundo), que Jesus é o nosso único Dono e Senhor. Devemos ler todo o versículo na nossa Bíblia e então comparar. Pedro também falou deste, vejamos:

2 Pedro 2:1 "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição". - Estes versículos não parecem falar claramente do Corpo Governante das testemunhas de Jeová? Pois que negam a Jesus (João 5:23 / 1 João 2:23), e já vimos que negar a divindade de Jesus, é estar ainda debaixo de pecado (João 8:24).

Aliás, há várias outras citações bíblicas as quais se encaixam perfeitamente na Sociedade das testemunhas, vejamos Mateus 23:13, texto o qual Jesus diz que estas são pessoas as quais não entram no Reino dos céus nem deixam entrar os que desejam.

João 20:17 - Meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus - Por Jesus afirmar que tinha um Pai e um Deus, ensinam que Jesus não poderia ser Deus da mesma forma. Quanto ao facto de Cristo chamar o Pai de seu Deus, é perfeitamente inteligível, visto que era necessário que Jesus, em tudo, se assemelhasse aos seus "irmãos" na terra (Hebreus 2:17). E, neste sentido, deveria tratar Deus (o Pai) como seu Deus, ao não usurpar ser igual a Deus (Filipenses 2:6), mas ao prestar reverência a Deus, tal como os homens deveriam (e devem) fazer. Quanto ao facto de Cristo chamar Deus de seu Pai, devemos entender que Jesus não é o Filho de Deus por criação ou por adopção, como os demais homens, Jesus é o monogenes do Pai (João 3:16), o único da mesma natureza do Pai, o seu Filho amado (Mateus 3:17). O verbo que se fez carne (João 1:14). Jesus é o Filho de Deus pelo direito de herança (Colossenses 1:15). Os homens são filhos de Deus por adopção (Romanos 8:15). Enquanto procedemos de Deus, feitos à sua imagem (Génesis 1:27), o Senhor Jesus possui a mesma essência do Pai (João 1:1 e 10:30).

Actos 20:28 - A igreja de Deus, que ele resgatou com o seu próprio sangue - No texto em estudo, podemos ver claramente que Deus comprou a igreja com o seu próprio sangue. Ora, a igreja é de Cristo, pois Ele a comprou. Aqui, a referência não é ao Deus Pai, mas a Jesus, o Deus Filho, que morreu pelos pecadores: "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios" Romanos 5:6 - "Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados" Mateus 26:26 - Vejamos também Judas 1:4 e 2 Pedro 2:1.

1 Coríntios 8:6 - Para nós há um só Deus, o Pai - As testemunhas afirmam que só o Pai é Deus - Se observarmos esta linha de raciocínio, somos obrigados também a dizer que somente o Filho é Senhor. O facto é que as Escrituras usam os termos Deus e Senhor virtualmente, de modo intercambiável. O Pai é chamado de Deus e Senhor; e Tomé chamou Jesus de "meu Senhor e meu Deus" (João 20:28). Os líderes das testemunhas ensinam os seus adeptos a enxergarem nesse versículo um contraste que não existe.

Conclusão - Utilizar este versículo para dizer que só o Pai é Deus, é ter que assumir que só Jesus é o Senhor, pois isso também diz no versículo; sobretudo, a Bíblia diz que Jesus é Senhor e Deus (João 20:28).

1 Coríntios 11:3 - E Deus a cabeça de Cristo - As testemunhas dizem que se Deus é a cabeça, Jesus, então ocupa uma posição interior. Devemos observar que o texto diz o seguinte: "E o homem a cabeça da mulher". Entretanto, tanto o homem quanto a mulher são da mesma natureza. A Bíblia declara, ainda: "E serão ambos uma carne" Génesis 2:24. Assim, Jesus e o Pai possuem a mesma natureza divina (João 10:30-33).

1 Coríntios 15:28 / João 5:19 - Então também o mesmo Filho se sujeitará - As testemunhas argumentam que Jesus se sujeitará ao Pai na eternidade, logo, Jesus não pode ser Deus. Lemos em Lucas 2:51, que Jesus era sujeito a seus pais: "E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito". Então perguntamos: "Jesus era inferior a seus pais por estar sujeito a eles?". Nem as testemunhas de Jeová concordam com isso. Se Jesus fosse uma criatura como procura ensinar essa doutrina, já estaria sujeito. Mas não é isso que o texto declara, antes que se sujeitará "para que Deus seja tudo em todos".

A passagem em estudo declara "para que Deus" e não "para que o Pai" seja tudo em todos. A palavra Deus é polissémica, ou seja, emprega-se indistintamente tanto para o Pai (Efésios 1:3) quanto para o Filho (João 20:28 / Romanos 9:5) e o Espírito Santo (Actos 5:3-4). Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) estará a integrar a personalidade do Deus Trino (Génesis 1:6; 3:22; Isaías 6:1-3-8). Será tudo em todos. Quanto a João 5:19, o interessante é que as testemunhas só mostram a parte inicial do versículo, já a parte b, diz: "porque tudo que ele [o Pai] faz, o Filho faz igualmente". Nestas palavras, Jesus se revela como Deus Todo-Poderoso, tal qual o Pai, pois o Filho pode fazer tudo quanto o Pai faz. Logo, este versículo, como vários outros os quais já estudamos, em nada diminui a Jesus, mas o exalta.

Conclusão - Sujeição nunca foi nem será sinónimo de inferioridade, como vimos em Lucas 2:51.

Colossenses 1:16 - As testemunhas, na sua versão da Bíblia, a tradução do Novo Mundo, introduziram neste texto quatro vezes a palavra "outras", pois o seu objectivo com isso, é apresentar Jesus como um ser criado.

O problema é que as testemunhas se esqueceram de acrescentar o termo "outras" em João 1:3, que na tradução do Novo Mundo, diz: "Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele...". Esta ausência foi um erro dos tradutores, que se esqueceram? Ou será que acreditam que Jesus é o Criador e não criatura, em contraste com o texto? As testemunhas são peritas em colocar interpolações, comummente entre parênteses, nos textos bíblicos, sob a alegação de que são utilizadas para completar o sentido do texto em português. Acrescentar algo à Bíblia, como meio de justificar doutrinas, é condenável - Apocalipse 22:18.

Tito 2:13 - Glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo - As testemunhas adulteraram a tradução, ao acrescentar-lhe textos inexistentes nos originais. O seu objectivo, com isso, é afirmar que o versículo em análise faz clara distinção entre o Pai e o Filho. Quando lemos o versículo em destaque nas páginas da Tradução Novo Mundo, encontramos a seguinte versão: "Gloriosa manifestação do grande Deus e [do] Salvador de nós, Cristo Jesus". O acréscimo da preposição "de", somada ao artigo "o", é o grande vilão da inexacta tradução jeovista. Neste caso de Tito, dois substantivos - Deus e Salvador - estão ligados por "e" (do grego kai), e o artigo definido vem antes do primeiro substantivo da frase (Deus), ao não preceder o segundo (Salvador).

Assim, uma tradução literal do trecho docses tou megalou Theou soteros hemon lesou Christou, seria: "glória do grande Deus e Salvador nosso Jesus Cristo". O emprego da preposição "do", como vemos na Tradução Novo Mundo, não procede do original. Além disso, o que a referência em estudo nos ensina é perfeitamente compatível com o restante das Escrituras que falam a respeito da divindade de Cristo. Poderíamos firmar as nossas convicções sobre este facto na própria Tradução Novo Mundo, onde, em Isaías 43:11, lemos "Eu é que sou Jeová, e além de mim não há salvador". A tentativa de argumentar que para o advento da graça Deus teria constituído Cristo como Salvador não prospera, visto que em 1 Timóteo 1:1 [na versão Tradução Novo Mundo], a salvação é atribuída ao Pai.

Conclusão - Mesmo que as testemunhas tenham adulterado a passagem, ainda assim não conseguiram esconder a divindade de Jesus, pois quando comparamos Tito 2:13 com Isaías 43:11, vemos que não há outro Salvador, além de Jeová é Salvador, e a passagem de Tito 2:13 diz que Jesus é o Salvador.

1 João 5:20 - Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna - As testemunhas reconhecem a divindade de Cristo, mas dizem que a sua divindade é inferior à de Jeová. Todavia, esse ensinamento encontra no texto em referência um obstáculo intransponível. O apóstolo João inicia a sua declaração com teor confirmativo, pois diz que "sabemos". Mas sabemos o quê?

a) Que Jesus, o Filho de Deus já veio;

b) Que Jesus nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro;

c) Que estamos naquele que é verdadeiro, ou seja, o próprio Jesus;

d) Que Jesus é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Diante disso, perguntamos às testemunhas de Jeová: "Jesus é ou não o Deus verdadeiro?" De acordo com o versículo transcrito de forma similar na Tradução Novo Mundo, é impossível negar que Jesus não seja Deus verdadeiro. Mas, neste ínterim, surge uma nova pergunta: "Como Jesus poderia ser Deus verdadeiro se a Bíblia declara que só existe um que detém tal prerrogativa?" (João 17:3). Só existem duas alternativas para as testemunhas:

a) Ou reconhecem que Jesus é um deus falso, o que contradita não só o texto em análise como também a própria literatura jeovista;

b) Ou reconhecem que Jesus é Deus verdadeiro. Neste último caso, ao não poder haver dois deuses verdadeiros, a solução reclama a doutrina da Santíssima Trindade.

Conclusão final - Vimos que negar a divindade de Jesus, implica em crer em mais de um deus verdadeiro, crer em dois criadores, salvadores, etc. E negar a divindade de Jesus, é estar ainda nos nossos pecados (João 8:24). Terminamos então ao comprovar que Jesus é Deus e Senhor, ao ter mostrado nas passagens apresentadas pelas testemunhas, que tais versículos em parte alguma diminui a Jesus, mas que o exalta, como aquele que tem a preeminência sobre toda a criação. Esperamos que este estudo chegue às mãos de muitas testemunhas de Jeová, para que as mesmas sejam sinceras em reconhecer que há graves erros dentro do corpo governante, e que tais erros devem ser desfeitos, pois estão a incorrer num grande pecado: ao adulterar a Bíblia, e ao torcer as Palavras do Deus eterno, ao querer eles adorar a Jeová, acabam ao não honrá-Lo, pois que não honram a Jesus com a mesma com a qual honram a Jeová (João 5:23). Desejamos que estas palavras tenham resultado, ao saber que Jesus disse para examinarmos as Escrituras (João 5:39). Agora a escolha deve ser nossa, escolher pois a vida para que vivamos, escolher Jesus que é a vida (Deuteronómio 30:19 e João 14:6).

Até Onde Vai a Nossa Fé?

Neste artigo, vamos abordar algo que o Espírito Santo nos ajudou a compreender, mais uma vez, na caminhada com Cristo. O assunto deste artigo é a Fé e será motivado pelo título: ATÉ ONDE VAI A NOSSA FÉ?

Em primeiro lugar, é necessário que abordemos o assunto FÉ para que possamos compreender o que é, o que representa, por que é importante e o que recebemos de Deus quando a praticamos. Em segundo lugar, vamos reflectir se a nossa fé é genuína (saudável) ou é debilitada (circunstancial). Neste momento, vamos fazer um convite para que se ore ao pedir auxílio ao Espírito Santo para que nos faça discernir espiritualmente tudo o que vamos ler e para que realize uma transformação na nossa mente e, consequentemente, na nossa vida, a fim de que estejamos ainda mais próximos do cumprimento da vontade de Deus. Vamos sugerir uma oração assim como: "Espírito Santo, eu libero agora o meu coração para que o Senhor tenha livre acesso para me ensinar sobre a verdade. Ajuda-me a compreender tudo o que irei ler para que haja uma transformação na minha mente e na minha vida, pois eu quero cumprir a Tua vontade. Ajuda-me a concentrar-me nesta leitura. Peço isso em nome de Jesus, amém!".


O que é a Fé?

Deus nos ensina, por meio da Bíblia, o que é a fé na carta aos Hebreus, capítulo 11, versículo 1 (Hebreus 11:1). "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem".

A fé é a base, o fundamento, das coisas que esperamos e a provamos, a confirmação, daquilo que ainda não se realizou na nossa vida, mas, por fé, conseguimos ver isso a acontecer. Nas nossas vidas algumas ou muitas coisas que esperamos ainda não se realizaram, porém o caminho para conquistarmos é a fé, pois ela nos motiva a superarmos os obstáculos para alcançarmos os objectivos. Porém, fazemos uma outra pergunta: Temos de ter fé em quê? Em que devemos basear a nossa fé?

Muitas vezes deixamos que a superstição influencie a nossa maneira de ver e esperar a realização dos nossos objectivos. Algumas pessoas utilizam diversos rituais ou acreditam em trevos de quatro folhas e pé-de-coelho, tomam sopa de lentilhas no final do ano, pulam não sei quantas ondas ou tomam qualquer outra atitude com o objectivo de conquistar algo. Porém, Deus nos ensinou em que deve se basear a nossa fé.

Jesus disse que devemos crer em Deus e Nele.

João 14:1

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim".

Deus nos ordena ainda que não devemos basear a nossa fé em imagens de escultura ou qualquer outro símbolo, pois Ele é o único Deus e detém todo o poder. Uma das passagens em que Deus ordenou isto está no livro de Levítico:

Levítico 26:1

"Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem estátua, nem poreis figura de pedra na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o Senhor, vosso Deus".

Deus não quer que façamos imagens para cultuarmos e depositarmos a nossa fé nelas, pois quer que simplesmente tenhamos fé nas Suas palavras. Devemos nos lembrar de que todas as palavras que Deus disse e diz são poderosas; em Génesis, Deus disse: "Haja luz" e houve luz. Deus criou todas as coisas pelo poder da Sua palavra.

Mateus 12:38-40

"Então, alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra".

Na passagem acima, os fariseus e os escribas queriam ver sinais para acreditarem em Jesus, porém devemos nos lembrar de que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem", conforme vimos em Hebreus 11:1. Não é preciso ver para crer, mas sim crer para ver. Jesus disse a Marta na passagem que relata a ressurreição de Lázaro: "se creres, verás a glória de Deus". Se até este momento colocamos a nossa fé em pessoas ou imagens, devemos entender que Deus está a ensinar que não é assim que iremos alcançar o propósito Dele para a nossa vida e experimentar a boa, perfeita e agradável vontade Dele. Se já entendemos o que é a fé e em que ela se deve basear, vale acrescentar mais uma pergunta: Quando temos que ter fé? A resposta é: em todo o tempo.

Gálatas 3:11

"E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé".

Neste versículo da epístola aos Gálatas e também num versículo semelhante em Habacuque 2:4, está escrito que "o justo viverá da fé", ou seja, a fé deve ser a motivação e o combustível daquele que crê na obra de redenção de Jesus Cristo na cruz. Devemos nos perguntar: "Em algum momento eu consigo parar de viver e retornar quando eu quiser?" Não, então também não posso parar de ter fé em nenhum momento. Nós devemos ter fé em tudo o que fizermos. Fé para acordar, orar a Deus a pedir que abençoe o nosso dia e crer que teremos um dia maravilhoso. Fé para crer que qualquer desafio a que nós seremos submetidos no nosso trabalho será mais um motivo para que Deus demonstre o seu amor e a sua fidelidade por nós. Fé para ir até à casa dos nossos pais e, apesar de qualquer briga ou discussão que esteja a ocorrer lá, Deus abençoará para que sejamos luz naquele lugar e a paz de Jesus virá sobre aquela casa. Fé para crer que aquele nosso amigo ou nossa amiga que odeia ouvir o nome Jesus se converterá porque Deus o(a) ama e deseja salvá-lo(a). Simplesmente: Fé. Certa vez ouvi uma história sobre a definição de fé. Um missionário foi enviado a um país em que não havia a palavra fé na língua nativa e por mais que ele se esforçasse para explicar aos nativos não era possível. Certo dia, quando muitas pessoas estavam a prestar atenção aos seus ensinamentos, ele pediu que um dos nativos ficasse em pé e, após tomar certa distância, o missionário correu e jogou-se nos braços do outro homem que o segurou. Então, o missionário explicou àqueles que estavam a ouvir o que Deus quer de nós, quer que nos joguemos nos braços Dele, ao crer que Ele irá nos segurar sempre.


Fé é dependência total de Deus

Deus quer que dependamos totalmente Dele, para que possamos cumprir o Seu propósito para as nossas vidas e experimentar a Sua boa, perfeita e agradável vontade. Quando permitimos que o orgulho tome conta dos nossos pensamentos, não permitimos que Deus nos guie, pois achamos que não precisamos Dele. Porém, Deus disse que no livro de Provérbios que "abate os soberbos" e "dá graça aos humildes". Fé é dependência total de Deus. "Por acaso pode a criatura ser maior do que o Criador?". Deus tem um propósito maravilhoso para a nossa vida que ninguém pode realizar. O que Ele deseja é que nós o busquemos para conhecer esse propósito e vivermos toda a felicidade e o melhor que Ele preparou para nós. Para nós que desejamos conhecer o propósito de Deus e desenvolver a nossa visão para realizá-lo, aconselha-se a leitura do livro "Os princípios e o poder da visão" de Myles Munroe. Uma nova pergunta cabe a nós neste momento: E se eu não tiver fé? A Bíblia diz em Romanos 14:23 que "tudo o que não é de fé é pecado".

Romanos 14:23

"Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado".

Isto é, tudo o que nós fazemos sem fé, ao duvidar no nosso coração, é pecado, pois significa que não cremos totalmente em Deus, que criou os céus e a Terra e também nos criou. Existem pessoas nas igrejas que não sabem como agradar a Deus, porém Ele mesmo nos ensina por meio da Sua Palavra:

Hebreus 11:6

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam".

É necessário que creiamos que Deus existe e que é o nosso galardoador (recompensador), ou seja, quando cremos em Deus e na sua obra maravilhosa realizada na cruz, Ele retribui de acordo com a medida da nossa fé. Agora, se ter fé é tão importante, onde conseguimos fé?

Romanos 10:17

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus".

A fé é conquistada à medida que nos dedicamos a aprender a Palavra de Deus. Deus permitiu ao homem registar a Sua Palavra para que todos possam conhecê-lo e reconhecer as maravilhas que Ele realizou durante toda a história: a criação de todas as coisas, a nossa criação, o resgate do povo de Israel, os milagres nas batalhas contra os povos inimigos, os livramentos concedidos àqueles que creram Nele e, principalmente, a obra redentora de Jesus na cruz para nos livrar de todo o pecado e dar-nos a salvação. Deus é tão maravilhoso que também nos ensina o que a fé permite alcançar. Ao ler esta frase podemos pensar que existe um limite, mas veremos nas passagens seguintes que não há limites para aquele que tem fé.

A fé é a maneira de entrar no Reino de Deus e ela traz a salvação e a vida eterna. Depois de ressuscitar, Jesus disse:

Marcos 16:16-18

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demónios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão".

João 3:16

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Se crermos, Deus realizará a Sua obra maravilhosa também na nossa família.

Actos 16:31

"E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa".

Se crermos, Deus derramará o poder Dele sobre todas as áreas da nossa vida.

João 11:39-40

"Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?"

Pela fé, Deus manifesta o Seu poder de cura sobre a nossa vida.

Marcos 5:34

"E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal".

Pela fé, ganhamos o direito de sermos chamados filhos de Deus.

João 1:12

"Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome"

Tudo é possível ao que crê.

Marcos 9:23-24

"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade".

Devemos observar que não há limites para aquele que crê em Deus e na sua obra que Jesus realizou na cruz. Jesus disse: "tudo é possível ao que crê". Sabe por quê?

Porque tudo é possível para Deus.

A cura da nossa enfermidade ou de alguém que conheçamos, a transformação da nossa vida, tudo, tudo é possível ao que crê. Ao ler estes versículos podemos começar a imaginar aquele Ferrari na garagem, aquela grande moradia que sonhamos ter, aquelas viagens para os quatro cantos do mundo, porém, devemos nos lembrar de que Deus realiza tudo nas nossas vidas conforme a Sua vontade. Deus determinou princípios e não irá realizar tudo o que nós quisermos, mas irá realizar na nossa vida tudo o que precisarmos, pois Ele tem toda a sabedoria e todo o poder. Deus não se engana e nem erra, por isso devemos crer Nele. Nós não devemos crer em Deus pelo que Ele deu ou nos vai dar, mas a nossa fé deve basear-se no amor e na fidelidade Dele, capaz de entregar o seu único filho para morrer pelos nossos pecados. Jesus, que é Deus, tomou a forma de homem, deixou a Sua glória, humilhou-se para morrer a morte que deveríamos morrer, e ainda fez mais, ao ressuscitar ao terceiro dia para que pudéssemos ter vida, e vida em abundância.


A Nossa Fé Depende de Circunstâncias?

Devemos conhecer pessoas que desistiram de andar com Jesus ou não querem nem saber Dele (e talvez uma dessas seja a nossa situação) só porque não receberam o que queriam de Deus, porém Deus não faz como nós pensamos porque Ele é omnisciente, ou seja, Ele sabe tudo de todas as pessoas em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele conhece o que é melhor para nós, porém nós é que não conseguimos ver como Ele vê. Pessoas que desistem de andar com Jesus só porque não tiveram as suas vontades cumpridas não experimentaram uma fé genuína.

A nossa fé deve ser genuína, independente de circunstâncias. Vamos prestar muita atenção no que está escrito aqui agora: se algo não saiu da maneira que nós queríamos, devemos saber que Deus está a preparar algo infinitamente melhor. Apenas devemos crer Nele, pois a Sua Palavra diz isso em Efésios 3:20 "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós," Deus nunca deixará de ser aquele que criou todas as coisas, que tem todo o poder e toda a sabedoria. Infelizmente, as nossas limitações físicas não permitem ver e sentir como Ele, mas com a nossa fé isso é possível. Se o momento em que estamos é aparentemente mau, devemos saber que Deus está a cuidar de nós e a Sua Palavra diz em Salmos 30:5 "que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". Deus nunca nos abandonou e nunca abandonará. Infelizmente, não conseguimos ver como Ele vê devido às nossas limitações físicas, porém a nossa fé permite que vejamos como Ele vê.

Em algum momento podemos ter pensado: qual a diferença entre pensamento positivo e fé? Vamos então definir isso: pensamento positivo é "vai dar certo", fé é "já deu certo". Ore a Deus para que a sua fé não dependa de circunstâncias. Devemos orar assim: "Senhor Deus, eu quero que o Senhor me encha com a Sua paz e tire do meu coração toda a aflição, toda a angústia, toda a raiva, toda a decepção, todo o sentimento que não venha do Senhor, pois eu quero crer no Senhor todos os dias da minha vida independentemente das circunstâncias, porque eu entendo agora que o Senhor tem o melhor para a minha vida e ama-me incondicionalmente".

Deus abençoe a nossa vida com estas palavras.

© 2017 Blog do Paulo Breda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora