Génesis Capítulo 10

Exposição de Génesis 10: Os Descendentes de Noé.

1- INTRODUÇÃO:

O Senhor é Soberano. Ele controla a História. Ele organiza os povos e dá a cada um o seu quinhão (Actos 17:24-27). Ele também tem o seu povo, fruto da sua graça eleita, e desse povo o Messias descende. Este capítulo de Génesis mostra a origem dos povos da terra em Noé, mas já trata de forma especial sobre os antecedentes do povo de Deus, Israel. Na verdade temos aqui um movimento que vai do geral para o particular. Fala-se primeiro das origens dos povos da terra, e cada vez mais se afunila a narrativa até chegar-se a Abraão, do qual veio a nação de Israel. Porém isso só ocorrerá nos capítulos seguintes, e sabemos que a Bíblia desenvolverá o assunto até à manifestação do Messias, o Senhor Jesus Cristo.


2 - DESCENDENTES DE JAFÉ E CAM (Génesis 10:1-20):

Como se disse na introdução, o escritor pretende apresentar o povo de Israel. No entanto ele começa por uma apresentação geral da origem de todas as nações, origem esta que se encontra em Noé. Todos viemos de Noé, de seus filhos. Hoje temos biliões de pessoas no mundo, mas a raça é uma só, a sua origem é una. Estes biliões de pessoas, e como é lógico, todos os povos, vieram de uma única família: a família de Noé. Assim, todos estes povos, ao incluir Israel, formam uma unidade, e o autor esforça-se por demonstrar isso. Todos são descendentes de Noé. Gerard Van Groningen afirma que "Este facto - a unidade da raça humana - é de suprema importância na consideração a respeito de quem deveria ser o Messias por vir e especialmente a respeito daqueles para quem ele havia de vir" (Revelação Messiânica no Antigo Testamento, página 126). Dos três filhos de Noé, o texto primeiro trata dos descendentes de Jafé e Cam, ao deixar Sem por último. É assim porque, conforme nos lembra Derek Kidner na página 99 do seu comentário, o autor procura tratar logo dos "temas secundários", ao deixar os mais importantes para depois. Ora, Sem é antecedente de Israel, e o propósito do autor de Génesis é exactamente apresentar a Israel. Portanto, ele fala logo dos menos importantes, ou seja, Jafé e Cam, para só depois tratar do mais importante, o antecedente de Israel, ou seja, Sem. Sobre Jafé e Cam apresentam-se os seus descendentes e as suas terras. Aqui devemos lembrar que o Senhor estava no controle de tudo e organizou cada nação no seu lugar. Mas destaca-se na narrativa um descendente de Cam. Trata-se de Ninrode. Este foi um corajoso caçador, o que lhe valeu admiração. Provavelmente ele se aproveitou disso para aos poucos dominar os seus vizinhos, ao tornar-se assim um ditador. A parte mais importante do seu reinado foi Babel, Ereque, Acade e Calné. Mas voltamos a citar Derec por nos lembrar que "O capítulo seguinte, e o posterior progresso de Babel (Babilónia), até à catástrofe de Apocalipse 18, acrescentam o seu comentário ao conto do sucesso terreno". O facto é que todo o mero sucesso humano está fadado à destruição! Devemos pensar nisto irmãos: O que permanece é o que fazemos na graça de Deus e não o que conseguimos pela nossa força natural. Mas devemos pensar com mais atenção em Canaã. Devemos lembrar que ele foi amaldiçoado por Noé por ocasião do pecado de Cam. Toda a sua descendência estava debaixo desta maldição. No entanto eles mesmos eram grandes pecadores (Génesis 15:16). Ora, os seus próprios pecados traziam ainda mais maldição da parte de Deus sobre eles. A maldição de Noé cumpriu-se por meio do povo de Deus, a nação de Israel, os descendentes de Sem (Números 21:2-3; Deuteronómio 20:17). Tudo isso revela a aversão de Deus ao pecado, e que com certeza Ele o punirá mais cedo ou mais tarde. Sabemos que no nosso tempo as pessoas não gostam de pensar em Deus como um Deus de ira e juízo. Isso é verdade até nas igrejas, infelizmente. Mas a Palavra de Deus nos fala claramente da ira divina, e que um dia ela será derramada sobre todo o pecador. Apenas Cristo pode nos livrar de tal ira, e nada mais! Apenas os que Nele crêem são justificados e estão em paz com Deus (Romanos 5:1). Mas os que não crêem em Cristo a ira de Deus permanece sobre eles (João 3:36). Precisamos fazer este alerta. Devemos pensar nisso e responder: Será que já cremos em Cristo?


3 - DESCENDENTES DE SEM (Génesis 10:21-32):

Em Sem vemos a graça de Deus em chamar um povo só seu. Héber, seu descendente, e de onde provavelmente vem o termo hebreu, gerou dois filhos: Pelegue e Joctã. Vamos observar que é tratado neste capítulo dos descendentes de Joctã, porém a respeito dos descendentes de Pelegue nada é dito neste trecho. É somente em Génesis 11:16 que os descendentes de Pelegue são apresentados. Por que isso? A resposta encontra-se no facto já visto: O escritor do livro trata primeiro dos temas secundários ao deixar os mais importantes para depois. Ora Pelegue é mais importante que Joctã por ser o antepassado de Abrão conforme nos mostra Génesis 11:10-32.

Estes factos sobre estas pessoas e povos tão antigos nos mostram o Senhor a cumprir a sua promessa de Génesis 3:15. Sabemos que de Abrão, que depois se chamaria Abraão, viria a nação de Israel, e que de Israel viria Cristo. Temos assim a graça do Senhor a ser derramada num mundo pecador, e isso ao ter em vista a manifestação do seu Filho, O Senhor Jesus Cristo, aquele que salvaria o povo de Deus. Mas sobre este assunto iremos tratar, se Deus permitir, nos próximos capítulos.


4 - CONCLUSÃO:

De Noé saíram todos os povos. E dele também saiu a linhagem escolhida que daria origem à nação de Israel da qual veio Cristo Jesus, Nosso Senhor e Salvador. Ao estudarmos este texto só podemos glorificar a Deus pela sua graça e fidelidade. Ele não abandonou os homens pecadores, mas age entre eles para salvação dos que escolheu. Ao Senhor Fiel e Misericordioso, seja todo o louvor, toda a glória. Amém!

Estudo sobre Génesis 10:1 - 11:32

INTRODUÇÃO

Estes capítulos são os únicos documentos antigos que relatam as origens das raças, línguas, e divisões geográficas. Da mesma maneira que Génesis capítulos 1 a 3, a importância deles não pode ser descrita de maneira exagerada. Somente uma crença cega nos modernos historiadores pode deixar de reconhecer que em Génesis nós temos a mais antiga e remota história. O Dr. William F. Albright, que era amplamente reconhecido como uma das principais autoridades em arqueologia do Novo Oriente, define assim estes capítulos: "Eles mantém-se como únicos na literatura antiga, e sem nenhum paralelo, mesmo entre os Gregos, onde nós temos um tratamento tão minucioso de uma divisão de povos numa estrutura genealógica... A Tabela das Nações permanece como um documento surpreendentemente preciso". Infelizmente nós só podemos estudar estes capítulos de forma sucinta.


1. A TABELA DAS NAÇÕES - GÉNESIS 10:1-32.

Através dos três filhos de Noé, a terra foi repovoada. Aqui temos este relato deixado para posteridade:

A. Os Descendentes de Jafé - Génesis 10:1-5.

Jafé foi o ancestral dos Gregos e das várias nações Europeias. Ele era o mais velho e o de menor importância no relato bíblico.

B. Os Descendentes de Cão - Génesis 10:6-20.

Note-se que no mundo antigo, os filhos de Cão foram os primeiros a construíram as grandes cidades e impérios [Génesis 10:10-11]. O Egipto antigo foi também fundado por um dos filhos de Cão (Misraim). Em Génesis 10:8-9, nós temos um breve relato de um homem que talvez tenha sido um dos mais influentes mortais que já viveram sobre a terra: Ninrode. Ele foi o pai da "globalização" política e o fundador da falsa religião. Ele literalmente organizou o mundo contra Deus, e a sua influência está muito viva ainda hoje. Cuxe, o seu pai, parece ter sido um homem que odiava a Deus. Talvez ele tenha ficado ressentido com a repreensão feita ao pecado do seu pai, e a maldição imposta sobre Canaã. De qualquer forma, ele colocou o nome do seu filho de Ninrode, que significa rebelde, e parece que ele o instigou a rebelar-se contra as ordens de Deus e a Sua adoração. Nós veremos isto mais atentamente em Génesis 11.

C. Os Descendentes de Sem - Génesis 10:21-32.

Sem significa "nome" e foi aquele de quem o povo Judeu, e finalmente o Messias vieram ao mundo. Em Génesis 10:21-24, encontramos o bisneto de Sem, "Éber". Éber foi o pai da nação Hebraica [Génesis 14:13]. Não podemos afirmar, mas imaginamos que todos os povos antes de Babel falavam na língua hebraica. Neste caso, após Deus confundir as línguas, somente os descendentes de Éber teriam falado na língua original. Éber deu o nome a um dos seus filhos de Pelegue (divisão), provavelmente pelo facto do rapaz ter nascido nos dias próximos aos eventos da Torre de Babel [Génesis 10:25].


2. A TORRE DE BABEL - GÉNESIS 11:1-9.

Esta parte das Escrituras faz um comentário de Génesis 10:8-10. Da mesma forma Génesis 10 explica quem realmente era o líder em Babel. Vamos observar mais de perto a Ninrode, e depois então faremos uma exposição de Génesis 11:1-9.

A. Ninrode.

1. O nome Ninrode significa "rebelde". Ele foi o primeiro homem que realmente organizou uma rebelião contra Deus. Ele aparentemente foi influenciado pelo seu pai (Cuxe), que lhe deu este nome.

2. Ninrode foi um homem "poderoso" ou líder na terra [Génesis 10:8].

3. Ele parece ter lutado para dominar, ao organizar a exterminação dos animais perigosos. Os animais reproduzem-se mais rapidamente do que o homem, e devem ter sido realmente um problema após o dilúvio. Podemos entender esta situação quando nos lembramos de que nos tempos modernos, houve relatos de um simples tigre ter matado centenas de pessoas no período de alguns anos. Ninrode tornou-se uma lenda e um provérbio nos seus dias [Génesis 10:9]. A sua popularidade foi muito parecida com a daqueles famosos generais que foram promovidos para o alto escalão.

4. Ninrode organizou uma rebelião política contra Deus. Foi ordenado ao homem que repovoasse a terra [Génesis 9:1]. Eles deveriam espalhar-se e povoar a terra. Por outro lado, Ninrode desejava manter todos juntos. Ele queria construir um governo centralizado e mundial, para consolidar assim os esforços dos homens. Deus parece ter usado o nacionalismo para restringir os pecados dos homens [Actos 17:26-27]. A divisão de governos e línguas impede os propósitos malignos dos homens. Note-se que tem sido sempre os homens maus que promovem um sistema de governo mundial e centralizado (globalização). Isto não fica bem evidente no governo dos Estados Unidos? Nisto vemos em Ninrode um tipo do anticristo.

5. Ninrode também organizou uma rebelião religiosa contra o Senhor. A Torre de Babel era um templo religioso. Esta religião permeou o mundo antigo e permanece bem vivo hoje em dia. Quando estudamos as religiões pagãs, ficamos impressionados com as várias características comuns entre elas. Muitos livros excelentes têm sido escritos para mostrar como as doutrinas de Ninrode têm se infiltrado completamente na Igreja Católica Romana através dos anos. Isto é tão evidente que o Catolicismo e o sistema Ecuménico de religião estarão presentes na terra quando o Anti-Cristo vier, e são mencionados como "Mistério, a grande Babilónia" [Apocalipse 17:1-6].

6. A frase "diante do Senhor" em Génesis 10:9, tem uma implicação que denota o mal. Isto parece indicar que Ninrode ousadamente e reconhecidamente desafiou ao Senhor.


B. A Torre de Babel - Génesis 11:1-9.

Após estudarmos a respeito de Ninrode, podemos entender melhor a posição de Génesis 11:1-9.

Génesis 11:1-2. A influência de Ninrode uniu o povo e o preservou de ser espalhado pela terra. Nesta época Sem ainda estava vivo e deve ter ficado espantado com esta rebelião, e por ela ter ocorrido logo após o dilúvio. Não há dúvidas de que ele se recusou em tomar parte deste movimento.

Génesis 11:3-4. Sem, que significa nome, era para glorificar o nome de Deus, ao trazer através dos seus descendentes o Messias ao mundo. Estes povos no entanto, rebelaram-se contra Deus quando desejaram fazer um nome para eles mesmos. Ao vir a planície de Sinar eles construíram uma grande e bonita cidade. Esta cidade foi conhecida mais tarde como Babilónia. Nesta cidade eles começaram a construir uma grande Torre, que seria um templo religioso e um lugar de adoração. A intenção era que ali fosse o centro da política e da união religiosa. (Estes templos torres são chamados de "ziggurats" e foram frequentemente construídos nas épocas antigas. Ao redor da Babilónia existem vários destes templos torres, ao ser que dois deles são tão antigos que os homens têm especulado se um deles não poderia ter sido a torre original. Tijolos assados no forno permanecem indefinidamente).

Génesis 11:5-6. Deus notou o progresso e a intenção destes homens maus. O pronome no plural em Génesis 11:7, refere-se à natureza triunitária de Deus.

Génesis 11:7-9. Pela sua misericórdia, Deus recusou-se a permitir que este esquema maligno tivesse êxito. Quantas vezes na história, Deus interceptou os homens que queriam organizar o mundo através de um governo central (Napoleão e Hitler são exemplos disto). Isto foi realizado com eficácia ao fazer com que diferentes famílias falassem diferentes idiomas, e desta forma se espalhassem pela terra. Então o plano original de Deus de repovoar a terra foi realizado. Mesmo hoje, a variedade de idiomas impede os ditadores de alcançarem o controle do mundo. O povo queria ter um grande nome. No julgamento de Deus, a cidade foi chamada de Babel, o que significa confusão. Lamentavelmente o espírito dessas pessoas permanece ainda connosco.


3. A LINHAGEM DE SEM ATÉ ABRAÃO - GÉNESIS 11:10-32.

Esta parte das Escrituras mostra a linhagem de Sem até Abraão.

A. Génesis 11:10-26. Esta genealogia é importante para mostrar que as profecias divinas são verdadeiras. Sem ela nós não teríamos como provar que Cristo é descendente de Sem. Note-se que o tempo de vida começou a encurtar após a queda do homem.

B. Génesis 11:27-32. Aqui nós recebemos muitos factos relativos a Abraão:

1. Somos informados da morte do pai de Ló, o que explica o motivo de ele estar com a família de Abraão.

2. Somos informados a respeito do casamento de Abraão e a esterilidade de Sara.

3. Em Génesis 11:31 vemos que o pai de Abraão saiu de Ur dos Caldeus em direcção a Canaã. O significado disto será discutido em Génesis 13.

Os negros são os descendentes amaldiçoados de Noé?

A Bíblia conta onde Noé teria amaldiçoado um dos seus filhos e toda a sua geração - Noé então embriagou-se e acabou adormecido na sua tenda. O seu filho Cam deparou-se com o seu pai embriagado e desacordado, ao ter visto ele a nudez do seu pai, ao ir contar o sucedido aos seus irmãos, em vez de guardar o pudor e cobrir o seu pai. Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou o filho de Cam, Canaã, ao referir-se a ele como o "servo dos servos" (Génesis 9:25) "e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos". Segundo a linha de interpretação, ao proferir tais palavras, Noé estaria a profetizar que um dos descendentes de Sem, Abraão, iria herdar a terra dos cananeus. Na Bíblia a palavra servo significa escravo: "Acaso é Israel um servo? É ele um escravo nascido em casa? Por que, pois, veio a ser presa?" Jeremias 2:14.

"Agora, pois, fique teu servo em lugar deste moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos" Génesis 44:33.


Quem eram os descendentes de Cam?

Cam, Cã ou Cão, que significa "quente" ou "queimado" é um personagem bíblico, um dos filhos de Noé, segundo os relatos bíblicos. De acordo com a Tabela das Nações no livro de Génesis, tratava-se do filho mais novo de Noé e foi o pai de Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.

Cam assume importância como patriarca de importantes nações da Antiguidade, como Cuxe (Núbia), Sabá, Nimrod (importante cidade-estado suméria, mas aparentemente ao referir-se a toda a civilização mesopotâmica), Filístia, Fenícia e todos os povos cananeus - todas descendentes dos seus filhos e netos. Flavius Josephus trata de maneira detalhada a descendência de Cam e as nações que teria gerado.

De acordo com a Bíblia, Cam foi um dos filhos de Noé que se mudou para o sudeste da África e parte das proximidades do Médio Oriente, e foi o antepassado das nações daquelas localidades. A Bíblia refere-se ao Egipto como "as tendas de Cam", "descendentes de Cam" e "a terra de Cam" em Salmos 78:51; 105:23, 27; 106:22 e 1 Crónicas 4:40.

Cham (Cam) teve quatro filhos:

Os filhos de Cham (Cam) são as pessoas do continente africano: os antigos Egípcios, os Etíopes, os Somális, etc. A Bíblia diz que a terra do Egipto era a terra de CAM, e os egípcios eram negros.

  • Salmos 78:51 "E feriu a todo primogénito no Egipto, primícias da sua força nas tendas de Cam".

  • Salmos 105:23,27 "Então Israel entrou no Egipto, e Jacó peregrinou na terra de Cam".

  • Salmos 106:22 "Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandezas no Egipto, 22 Maravilhas na terra de Cam, coisas tremendas no Mar Vermelho".

  • "E chegaram até à entrada de Gedor, ao oriente do vale, a buscar pasto para os seus rebanhos. E acharam pasto fértil e terra espaçosa, e quieta, e descansada; porque os de Cão haviam habitado ali antes" 1 Crónicas 4:39-40.

  • O Egipto é tido como a terra de Cam e o Egipto antigo era composto por um povo de pele escura.

O nome "Egipto" foi dado à nação pelos gregos. Os egípcios chamavam a si mesmos de Kemet, nome que teria origem no personagem bíblico Cam (ou Cão), conhecido como "pai" dos povos africanos.

Evidências bíblicas: "A Bíblia nos diz que '(...) os filhos de Cam [foram] Cush, Mesraim, Fut e Canaã. E os filhos de Cush: Saba, Hévila, Sabata, Regma e Sabataca". Diop afirmou que "de um modo geral, toda a tradição semítica (judaica e árabe) classifica o antigo Egipto com os países dos negros".

O antigo historiador Grego Heródoto, que visitou o Egipto no Século 5 d.C., esteve pessoalmente com os Egípcios e os descreveu como negros de pele não tão escura quanto a dos núbios/etíopes, e cabelo lanoso (crespo). Outra evidência vem do oráculo de Dodona, na Grécia, que para provar a origem egípcia do oráculo, um dos seus argumentos era: "quando eles acrescentam que a pomba era negra, dão a entender a mulher era egípcia". As pombas em questão - na verdade, eram duas, de acordo com o texto - simbolizavam duas mulheres egípcias, que se dizia terem sido trazidas de Tebas, no Egipto, para fundar os oráculos de Dodona na Grécia e o de Siwá na Líbia.

Temos ainda, o comentário do cientista e filosofo Grego Aristóteles que tenta estabelecer uma relação entre a natureza física e a natureza moral dos seres vivos, ao fornecer evidências que confirmam o testemunho de Herodoto: "Aqueles que são muito negros são covardes, como por exemplo, os egípcios e os etíopes. Mas os excessivamente brancos também são covardes, como podemos ver pelo exemplo das mulheres; a coloração da coragem está entre o negro e o branco". E para concluir este pequeno resumo temos o do historiador Amiano Marcelino, que viveu aproximadamente no século IV d.C. e que escreve: "(...)a maior parte dos homens do Egipto são morenos ou negros, com uma aparência descarnada".

"Os egípcios tinham apenas um termo para designar a si mesmos: kmt, = "os negros" (literalmente). Esse é o termo mais forte existente na língua faraónica para indicar a cor preta; assim, e escrito com um hieróglifo ao representar um pedaço de madeira com a ponta carbonizada, e não com escamas de crocodilo. Essa palavra é a origem etimológica da conhecida raiz kamit, que proliferou na moderna literatura antropológica. Dela deriva, provavelmente, a raiz bíblica kam.

Embora termos evidencias a favor do Egipto Negro; existe evidencias também a favor do facto de que o Egipto era uma terra com variadas misturas de pele. Existem um grande número de representações iconográficas que apontam o facto dos egípcios serem pardos e negros, embora houvessem egípcios brancos. Todavia, vejamos mais algumas dessas representações, como a de baixo na qual retrata um homem pardo e uma mulher branca, ambos a segurar vasos (direita).

Nefertiti (Esquerda) foi uma rainha da XVIII dinastia do Antigo Egipto, esposa principal do faraó Amenófis IV, mais conhecido como Aquenáton.

Outros relatos vêm dos romanos que durante a sua República e Império conquistaram terras no norte de África, e ali se depararam com populações negras e pardas, diferente da ideia de que no Norte do continente africano, todos os seus habitantes seriam na maioria brancos. Um exemplo interessante diz respeito aos Numidas, um povo de origem berbere, que era descrito como a ser mestiço. Os Numidas viviam na Numídia, região hoje que compreende parte da Argélia. Nos relatos sobre a sua aparência, nota-se que os escritores atestam que eles tinham a pele clara ou escura. Os romanos também viam os egípcios como um povo mestiço e não predominantemente branco. Devemos considerar também que no século 8º a.C; Os Núbios invadiram e conquistaram o Egipto, ao iniciarem quase um século de domínio. Os reis núbios que então governaram o país são conhecidos como "faraós negros". Já os egípcios, pelo menos na sua maioria, não eram negros, mas sim pardos e brancos. No entanto houve mistura entre egípcios e núbios. Núbios são sim um povo predominantemente negro.

Talvez seja por isso que a Bíblia retrate os Egípcios como "Tendas de Cam"

Salmos 78:51 "E feriu a todo primogénito no Egipto, primícias da sua força nas tendas de Cam".

Significado de Tenda - barraca de lona ou de outro tecido mais ou menos impermeável que se usa em campanha, excursionismo etc. Ou seja trata-se de uma moradia temporária e não habitação fixa como os Núbios haviam invadido o Egipto não se tratava do território original dos Núbios mas sim conquistaram numa campanha, excursionismo pode ter sido comparado na Bíblia como as Tendas de Cam.

Outro tipo de erro que devemos evitar de cometer é ao referir.-se entre Pardos e Negros confundirmos os Árabes de pele parda com Negros Subsaarianos. São de duas Etnias completamente diferentes em tradições e historia e cultura, normalmente a associação com Pardos é mais relacionado aos Árabes e Negros da parte mais ao sul da África.

Canaã terra prometida pertencentes aos descendentes de Cam que o Senhor prometeu dar aos hebreus da descendência de Jafé e Sem filhos de Noé

A primeira referência com este nome está citado na Bíblia. Consta que Canaã era a terra prometida pelo Senhor ao seu povo escolhido, ainda quando chamou Abraão (que vivia ao sul da Mesopotâmia). A história relata que o Senhor chamou Abrão, trocou o seu nome para Abraão e lhe ordenou que partisse rumo a uma outra terra, chamada Canaã. Esta saída seria o início de um processo de várias décadas, sofrido pelos descendentes dele, o povo hebreu; e que veio a dar o nome de Israel para a antiga Canaã. Em comparação às terras próximas, Canaã era farta, produzia frutas, uvas, mel, entre outros alimentos, que deram a esta terra uma referência de "terra que mana leite e mel".

"E nos trouxe a este lugar, e nos deu esta terra (Canaã), terra que mana leite e mel" (Daniel 26:9)


A Tábua das Nações

Sem, Cam e Jafé. Ilustração de James Tissot, 1904.

De acordo com Génesis 10, Noé teve três filhos:

  • Sem, antepassado dos povos do Médio e do Leste;

  • Cam, antepassado dos povos do sul;

  • Jafé, antepassado dos povos do norte.

Os nomes desses filhos são pensados para ter um significado relacionado às raízes semitas; Cam significa "quente". Sem significa apenas "nome" ou "fama", "prosperidade". Jafé significa "abrir".


Descendentes de Cam

  • Cuxe, filho de Cam. O Reino de Cuche, ao sul do Egipto é conhecida, pelos menos, em 1970 a.C.. Também chamados cusitas ou cuxitas, o termo origina-se da palavra hebraica "kush" que significa "negro" e é também o nome de um personagem bíblico descendente de Cam, também considerado patriarca dos africanos. A palavra "cuxita" refere-se a africanos em geral e é às vezes traduzida como "etíope".

  • Mas este nome também tem sido associado por alguns com os Cassitas que habitavam a região da Mesopotâmia Zagros, a cidade Suméria de Kish.

  • Cuxe é filho de Cam e neto de Noé, em Génesis 10:6 diz assim "Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã". E os descendentes de Cuxe seguem em Génesis 10:7-9 "Os filhos de Cuxe: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sabá e Dedã. Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra. Foi valente caçador diante do Senhor; dai dize-se: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sonar". Deus menciona esse nome quando estava a dar os nomes aos rios, em Génesis 2:13 diz assim "O segundo rio chama-se Giom; é o que circunda a terra de Cuxe". No dicionário esclarece que para os gregos, eram chamados os cuxitas de Etíopes, pois eles eram negros.


O REINO DE CUXE - A África antiga

A África antiga

Em meados de 2.000 a.C. formou-se o reino de Cuxe, e é a primeira vez que aparece nos textos egípcios. Núbia localizava-se ao sul do Egipto, mesmo ao ser banhada pelo rio Nilo, era uma área muito árida, e o povo necessitou de sistemas para irrigação, dessa forma ao facilitar a criação de gado, cultivo de cevada, trigo, sorgo, lentilhas, pepino, melão, tâmaras. As principais cidades, eram Querma, Napata e Méroe (tornou-se a capital de Cuxe, pois, tornou-se o centro de comércio, negócios de agricultura, e metalurgia).


Religião

Pode-se acreditar, que Cuxe como é neto de Noé, deveria temer somente a Deus, mas não foi bem assim, ele se apostataram dos caminhos do Senhor, ao seguirem os exemplos do seu pai, Cam, que também se desviou. Este povo de Cuxe, eram politeístas e adoravam os deuses antropo-zoomórficos (humanos com cabeça de animais), como Marduk e Apedemek. Na cidade de Napata foi realizado uma construção em homenagem a Amon, o deus do sol (o sol é muito comum ser adorado pelos povos pagãos, conforme cada tribo foi atribuído um nome diferente, mas o produto final da adoração é a mesma, até hoje o sol é cultuado), que também era adorado no Egipto. Nos túmulos dos reis e da nobreza tinham formatos de pirâmides, e nas suas mortes eram enterrados mulheres e escravos (sacrifícios humanos), pois na tradição diz, que é para que os seus servos estejam juntos com ele na vida após a morte. Além desse ritual eram enterrados os seus adornos, como joias, objectos e entre outras oferendas. Cuxe, um dos filhos de Cam, aproximou-se da África, que fica ao Sul de Israel e faz fronteira com o Egipto. Acreditam os especialistas que foi ele o responsável pela colonização do continente africano:

Génesis 10:19 "E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa".

E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.

Na ilustração abaixo, um faraó kushita (Cuxe) recebe homenagens de súbditos egípcios

Reino de Cuxe "kush" em inglês

Por quase um século, os kushitas governaram o seu vizinho do norte, o Egipto. Conhecidos também como "faraós negros", os soberanos da Núbia contribuíram muito para a civilização egípcia. Alguns dos faraós do Egipto foram cuchitas. Também chamados cusitas ou cuxitas, o termo origina-se da palavra hebraica "kush" que significa "negro" e é também o nome de um personagem bíblico descendente de Cam, também considerado patriarca dos africanos. A palavra "cuxita" refere-se a africanos em geral e é às vezes traduzida como "etíope" (vale lembrar que toda a África já foi chamada Etiópia e o Oceano Atlântico era chamado Mar Etíope).

Cam assume importância como patriarca de importantes nações da Antiguidade, como Cuxe (Núbia), Sabá, Nimrod, e todos os povos cananeus - todas descendentes dos seus filhos e netos.

Sabá - o seu reino poderia situar-se na actual Etiópia, no actual Iémen, ou até mesmo em ambos.


Cuxe (filho de Cam)

Cuxe (também Cush, Cus, ou Kush) é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado em Génesis 10:6 como o primeiro filho de Cam, ao ser portanto, neto de Noé e irmão de Mizraim, Pute e Canaã, ao pertencer a raça camita. Cuxe, junto com os seus irmãos foram os fundadores dos povos africanos de pele escura. Os descendentes de Cuxe habitavam o lugar que a Bíblia chama de "Terra de Cuxe" (Génesis 2:13). Não é possível hoje identificá-la, visto que os descendentes dele habitaram a África e sul da Arábia. Todavia, os antigos gregos os chamavam de "Etíopes" (faces queimadas ou faces negras). Mais tarde o termo Cus passou a restringir-se à Etiópia.

Mulheres da Etiópia

Menção dos Etíopes na Bíblia

  • "Também vós, ó etíopes, sereis mortos com a minha espada" (Sofonias 2:12).

  • "E assombrar-se-ão, e envergonhar-se-ão, por causa dos etíopes, sua esperança, como também dos egípcios, sua glória" (Isaías 20:5).

  • "Assim o rei da Assíria levará em cativeiro os presos do Egipto, e os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos, nus e descalços, e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egipto" (Isaías 20:4).

  • "E o Senhor feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram" (2 Crónicas 14:12).

  • "Etiópia e Egipto eram a sua força, e não tinha fim; Pute e Líbia foram o seu socorro" (Naum 3:9).

  • "E, ouvindo ele dizer de Tiraca, rei da Etiópia: Eis que saiu para te fazer guerra; tornou a enviar mensageiros a Ezequias, dizendo:" (2 Reis 19:9).

  • "Com mil e duzentos carros e com sessenta mil cavaleiros; e era inumerável o povo que vinha com ele do Egipto, de líbios, suquitas e etíopes" (2 Crónicas 12:3).

  • "E assombrar-se-ão, e envergonhar-se-ão, por causa dos etíopes, sua esperança, como também dos egípcios, sua glória" (Isaías 20:5).

  • "E o Senhor feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram" 2 Crónicas 14:12.


A escravidão dos Etíopes povo Negro já era praticada na Bíblia

"Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egipto, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus" (Isaías 45:14).


Líbios na Bíblia

Pute é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia. Filho de Cam, é então neto de Noé. Os seus descendentes são guerreiros. Teve como irmãos Mizraim, Cuxe e Canaã. Flávio Josefo identifica Pute (Phut) como o ancestral dos líbios.


Antiga Líbia

Líbia, na Antiguidade, era o nome dado à região situada a oeste do vale do Nilo, aproximadamente correspondente ao actual Noroeste de África. Diversas mudanças climáticas ocorridas na área afectaram muito a distribuição da colonização humana da região. No período helenístico os berberes eram conhecidos como líbios. As suas terras estendiam-se do actual Marrocos às fronteiras ocidentais do Antigo Egipto. O oásis de Siwa, actualmente no Egipto, fez tradicionalmente parte da Líbia, e nele até hoje se fala um idioma berbere, a língua siwi.


Berberes

  • "Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no Senhor, ele os entregou nas tuas mãos" (2 Crónicas 16:8).

  • "E apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata e de todas as coisas preciosas do Egipto; e os líbios e os etíopes o seguirão" (Daniel 11:43).

  • "Com mil e duzentos carros e com sessenta mil cavaleiros; e era inumerável o povo que vinha com ele do Egipto, de líbios, suquitas e etíopes" (2 Crónicas 12:3)

Sírios

Mercenário Sírio a tomar cerveja ao lado da sua esposa egípcia e o seu filho - Pintura datada da 18ª dinastia.

O Antigo povo sírio eram inimigos declarados de Israel

  • "E vieram os sírios de Damasco a socorrer a Hadar-Ezer, rei de Zobá; porém Davi feriu dos sírios vinte e dois mil homens" (1 Crónicas 18:5).

  • "E, vendo os sírios que foram derrotados diante de Israel, enviaram mensageiros, e fizeram sair os sírios que habitavam do outro lado do rio; e Sofaque, capitão do exército de Hadar-Ezer, marchava diante deles" (1 Crónicas 19:16).

  • "E saiu o rei de Israel, e feriu os cavalos e os carros; e feriu os sírios com grande estrago" (1 Reis 20:21).

  • "E sucedeu que, passado um ano, Ben-Hadade passou revista aos sírios, e subiu a Afeque, para pelejar contra Israel" (1 Reis 20:26).

  • "Vendo, pois, os sírios que foram feridos diante de Israel, tornaram a refazer-se" (2 Samuel 10:15).


Os outros filhos de Noé foram Sem e Jafé

Por sua vez, em Génesis 10:30, diz que os descendentes de Sem teriam habitado uma vasta região no Oriente:

"E foi a sua habitação desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente".

Contudo, essas regiões mencionadas não são devidamente identificadas pela geografia actual, ao ser que uma interpretação do texto bíblico induz que tal localização poderia referir-se às terras que foram ocupadas pelos filhos de um descendente de Sem - Joctã. Quanto aos filhos de Sem, Génesis 10, menciona cinco nomes: Elão, Assur, Arpachade, Lude e Arã. Segundo a tradição, Sem seria o patriarca das populações semitas. Jafé ou Jafet foi o terceiro filho de Noé, segundo o relato de Génesis. A tradição judia descreve-o como o fundador da cidade Jafa.


Informação religiosa

Segundo a Bíblia, em Génesis 10:5 estão os progenitores de todas as raças humanas da actualidade. Desta forma, existe quem defenda que se dividiram da seguinte forma:

As dezenas de fontes pesquisadas sempre apontam para essa mesma informação:

  • Jafé, pai dos europeus, persas e indianos, (indo-europeus);

  • Cam, pai dos africanos, (negros);

  • Sem, pai dos semitas, (judeus e árabes).

Sabemos que o povo de Israel não era negro graças a diversas passagens:

Numa delas diz sobre Miriã e Arão não aceitarem a esposa negra de Moisés

"E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita" (Números 12:1).

A esposa de Moisés, ao ser "cusita" (ou cuxita), era descendente de Cus, filho de Cam. Ou seja se a cor negra fosse comum ou natural aos hebreus não haveria como Miriã ter se queixado que a esposa de Moisés fosse negra, ao queixar-se principalmente pela origem étnica da esposa de Moisés que era da linhagem de Cam, povos considerados inimigos dos hebreus.

(Jeremias 13:23) "Pode o cusita mudar a sua pele ou o leopardo as suas malhas? Então também vós poderíeis fazer o bem, sendo que sois pessoas ensinadas a fazer o mal".

Outros textos:

  • "E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gémeos no seu ventre. E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú" (Génesis 25:24-25) (não existem negros ruivos na África).

  • "Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo" (1 Samuel 16:12).

  • "E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porque era moço, ruivo, e de gentil aspecto" (1 Samuel 17:42).

  • "Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras? O meu amado é branco e rosado; ele é o primeiro entre dez mil" (Cantares de Salomão 5:9-10).

  • "Os seus nobres eram mais puros do que a neve, mais brancos do que o leite, mais vermelhos de corpo do que os rubis, e mais polidos do que a safira" (Lamentações 4:7).

  • "Enegreceu-se a minha pele sobre mim, e os meus ossos estão queimados do calor" (Jó 30:30). - Se Jó fosse negro não teria como enegrecer a pele com o sol se ela já fosse assim naturalmente.

Embora a origem dos negros segundo a Bíblia seja a linhagem de Cam, isso não indica que Deus usava como motivo de condenação somente a sua etnia, já que Israel ficou em cativeiro no Egipto que era um povo negro por um longo período, e muitas vezes a Bíblia diz que a condição moral dos hebreus era pior do que as nações inimigas, e quando Miriã se queixou da mulher Cusita de Moisés, a Bíblia diz que Deus a puniu com lepra que depois foi curada a pedido do próprio Moisés. As nações negras que eram inimigas dos hebreus não pelo motivo de serem negros, mas por rejeitar o deus de Israel e cultivarem a adoração a Deuses falsos que envolviam sacrifícios humanos de adultos e crianças, praticas de Magia negra, feitiçaria, e praticas imorais degradantes de todo o tipo, injustiça e violência constante.

Deus confundiu as línguas dos homens na torre de Babel?

Sabemos que Deus confundiu as línguas quando os homens tentaram exaltar-se na construção da torre de Babel (Génesis 11:1-9). É uma lição duradoura sobre os perigos de ambição, arrogância e esquecimento de Deus. Encontramos no capítulo anterior de Génesis que os povos e nações se dividiram "segundo as suas línguas" (Génesis 10:5, 20, 31). Alguns cépticos citam este caso para "provar" que a Bíblia se contradiz e não é de confiança. Como devemos responder?

Um estudo cuidadoso de Génesis mostrará que este livro, como muitos outros livros dentro e fora da Bíblia, utiliza uma técnica literária de resumir a história antes de entrar em detalhes de algum determinado episódio. Devido a esta e outras técnicas, vários eventos bíblicos são relatados fora da sequência cronológica. Vejamos alguns outros exemplos:

  • Génesis 1 contém o resumo da criação. Génesis 2 dá os detalhes da criação do primeiro casal humano.

  • A morte de Abraão é mencionada em Génesis 25:7-10 e o nascimento dos filhos de Isaque encontra-se em (Génesis 25:21-26). De facto, Abraão morreu quando os netos gémeos tinham 15 anos de idade.

  • A morte de Isaque é relatada em Génesis 35:28-29. Mas, pela cronologia, se encaixa no período da prisão de José no Egipto (Génesis 40).

Poderíamos citar outros exemplos, mas estes servem para ilustrar o ponto. Livros como Génesis nem sempre seguem uma cronologia rígida. Algumas histórias são contadas fora de sequência por causa dos temas ou personagens destacados. No caso da confusão de línguas, Génesis 10 enfatiza a divisão dos descendentes de Noé em termos da geografia. Génesis 11:1-9 mostra a maneira que Deus forçou os homens a cumprir a sua ordem de encher a terra (Génesis 9:1).

Esta questão da sequência de Génesis 10 e 11 não prova a falta de veracidade da Bíblia. O facto que algumas pessoas apontam a tais casos para desacreditar as Escrituras ilustra uma realidade triste. Há pessoas que procuram qualquer motivo, mesmo argumentos absurdos e sem fundamento, para rejeitar Deus e a sua palavra. A evidência da existência de Deus grita de cada árvore, bebé, montanha e estrela que Ele criou, ao tirar qualquer justificativa da boca dos descrentes (Romanos 1:20; Actos 17:25-29). As pessoas que rejeitam tais evidências querem justificar os seus actos egoístas, rebeldes e pecaminosos (Romanos 1:21-32), ao invés de aceitar o amor e a graça do Deus benevolente (Romanos 5:8).

"O homem perverso mostra dureza no rosto, mas o recto considera o seu caminho. Não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor" (Provérbios 21:29-30).

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