
Génesis Capítulo 7
A História do Dilúvio - Noé Entra na Arca
Quando analisamos a história de Noé, e a entrada dele e da sua família na arca, por ocasião do dilúvio que Deus estava por trazer sobre a Terra, acabamos por perceber algumas variações importantes no fluxo do texto. O Génesis traz uma descrição precisa e detalhada da ordem em que Noé, a sua esposa, os seus filhos e as mulheres dos seus filhos entram na arca.
"Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio" Génesis 7:7.
"E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos" Génesis 7:13.
Depois que as águas do dilúvio secaram sobre a Terra, Deus ordena que eles saíssem da arca:
"Então falou Deus a Noé dizendo: Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos" Génesis 8:15-16.
E quando finalmente Noé e a sua família saem da arca, a Torah novamente regista em detalhes como este evento ocorre:
"Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele" Génesis 8:18.
Dentro desta análise, é natural nos questionarmos dos motivos que levaram ao Génesis fazer um registo com tantos detalhes, ao informar até mesmo a ordem da entrada e saída da arca. Neste relato, nós somos informados de quem entrou primeiro, quem saiu por último, realmente é algo curioso. Ao levar em conta que cada palavra do texto bíblico foi colocada para o nosso ensinamento, é de se esperar que haja, nesta passagem, camadas de interpretação com mensagens valiosas a acrescentar ao nosso conhecimento.

Noé Entrou na Arca e Ninguém Percebeu
Então, ao observar a ordem de entrada na arca, vemos que os homens e mulheres são listados separadamente. "Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio" Génesis 7:7.
Ao comentar sobre esta separação, quando a família de Noé entra na arca, um dos mais famosos interpretes do Antigo Testamento, Rashi, explica "homens separadamente, mulheres separadamente: relações conjugais são proibidas durante o tempo em que o mundo está submerso em tristeza e tragédia". Seria totalmente inapropriado para Noé e a sua família, continuarem as suas vidas como se tudo estivesse normal, num momento em que a destruição literalmente chovia dos céus sobre o mundo. Mesmo que o dilúvio fosse inevitável, e que a corrupção humana o tivesse causado, os tripulantes da arca são proibidos de ignorarem a dor e o sofrimento que ocorria do lado de fora.
A bíblia frequentemente nos avisa que é imoral para o homem viver numa espécie de "vácuo" sentimental. Somos proibidos de ignorar a dor e o sofrimento dos outros. O dilúvio acaba. Toda a Terra está seca novamente. E Deus manda que Noé e os seus familiares deixem a arca. Mas o Senhor muda a ordem em que eles devem sair, "Então falou Deus a Noé dizendo: Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos" Génesis 8:15-16.
Deus manda que homem e mulher saiam juntos, em pares, ao formarem casais. Este é um convite a reconstruir e a repovoar o mundo, que se torna em mandamento divino. Retomar os relacionamentos familiares, formar famílias não é apenas um direito, mas uma obrigação. Mas devemos reparar no verso 18, que o desejo de Deus não é cumprido:
"Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele" Génesis 8:18.
Noé e a sua família deixam a arca, porém homens e mulheres saem separados, Noé com os seus filhos, e a mulher de Noé com as suas noras. E porque essa separação é conscientemente mantida por eles, mesmo quando o dilúvio já havia terminado?
Esta dificuldade que eles encontram é uma peça chave para entendermos, em termos humanos, o final da história de Noé. Vamos imaginar a cena de total devastação que vai se revelando à medida que Noé e os seus filhos vão descendo da arca.
Uma profunda desesperança e um esmagador sentimento de solidão, em face de tamanha tragédia e destruição, que os fazem não ter tanta fé assim no futuro. Nem podiam imaginar possibilidade alguma de reconstruir e repovoar todo o mundo, a partir de apenas oito pessoas. Noé e os seus filhos estão paralisados com o que se mostra diante deles. Eles não conseguem confiar em Deus e nem neles mesmos. E ficam incapazes de acreditar na benevolência e na protecção de um Deus que poderia trazer destruição de tal escala, sobre a humanidade. Homens e Mulheres saem separados da arca porque eles não conseguiam sequer imaginar algum futuro.
Essa é uma mensagem muito actual, que encontra os seus ecos em todos os dias da nossa existência. Quantas vezes o nosso "mundo" não é destruído, os nossos sonhos, a nossa esperança, o desejo por uma vida, um casamento feliz. Há momentos que um verdadeiro dilúvio de problemas vem, ao parecer que vão nos afogar, um tsunami, ondas gigantes que seguem ao arrasar toda a terra construída do nosso coração. São tantas as possibilidades, quem sabe a saudade, a dor terrível da separação, ou da morte de alguém tão querido e amado por nós. Talvez seja a onda gigante do medo pela perda de um emprego, que leva a certeza do sustento da família, e isso muitas vezes gera crises de baixa estima e depressão. E nós ficamos assim como Noé, a sua esposa e os seus filhos, há uma pausa no fluxo natural da vida durante o tempo de dor. Mas não podemos nos deixar ficar paralisados eternamente. Há um tempo para todas as coisas. Há o tempo de angústia, mas há também o socorro que vem dos céus.
"Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra" Salmos 121:1-2.
E é isso que Deus ordena a Noé e à sua família. Era chegado o tempo de sair unidos da arca, era tempo de recomeçar. E Deus lhes responde várias maneiras. Ele promete que nunca mais traria o dilúvio outra vez, por causa das más acções dos homens.
E ele os abençoa por duas vezes para que sejam férteis e para que frutifiquem. E estabelece uma aliança visível com a humanidade, simbolizada pelo seu arco nas nuvens. Deus encoraja Noé e os seus filhos, para se moverem e enxergarem para além do momento, para perceberem que o futuro pode e deve ser construído.
"Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" Salmos 30:5.
Entra Na Arca...

Texto: Génesis 7:1-7
Introdução: A única maneira que uma pessoa pode chegar a Deus; é Deus chamar essa pessoa a Si mesmo. O chamado de Deus para as pessoas é encontrado em toda a Bíblia. São convites de amor. Deus chama o povo para "ir a Ele", porque Ele ama a humanidade e deseja o melhor para eles.
O primeiro convite que encontramos na Bíblia está no texto que lemos. O dilúvio estava para começar. Por causa da maldade, Deus estava prestes a destruir o mundo. O homem estava tão longe de Deus, que Ele não podia mais tolerar os seus pecados, e ele decidiu acabar com o mundo e tudo o que não se arrependesse e fosse a Ele. Deus deu ao povo todas as oportunidades para se arrependerem e voltar para os Seus caminhos. Ele ordenou a Noé pregar e chamá-los ao arrependimento, mas nem uma pessoa, a não ser a família de Noé foi encontrada justo por Deus. Assim, vemos em Génesis 7:1 deste texto que Deus emitiu um convite final antes do dilúvio, quando disse à família de Noé, "Entra tu e toda tua casa na arca".
Ao olharmos para este convite, vemos que ele incorpora as características que vamos ver quando olharmos para muitos convites de Deus às pessoas através da Bíblia. Vamos observar juntos o primeiro dos muitos convites da Bíblia.
1. É Um Convite Para Sobreviver A Ira de Deus
A. A impiedade da época de Noé, Génesis 7:5
1. Malvados nos seus pensamentos
2. Malvados nas suas decisões morais
3. Malvados no seu tratamento uns para com os outros
B. A sentença que se segue à maldade, Génesis 7:7
1. Deus sempre julga a maldade
2. O julgamento de Deus é sempre disposto de antemão
3. O julgamento de Deus é sempre coerente com o que Ele disse
C. A graça de Deus é oferecida antes do julgamento.
1. A graça foi oferecida ao homem antes do dilúvio
2. A graça continua a ser oferecida aos pecadores
3. A graça é o favor imerecido de Deus
2. É Um Convite Para Dar Um Passo De Fé
A. Noé é convidado a entrar na arca.
1. Isso exigiu um passo de fé
2. A arca havia sido construída pela fé
3. A entrada deve ser pela fé
B. A salvação de Noé foi pela graça mediante a fé
1. Agora, a salvação é pela graça através da fé
2. Noé foi salvo da ira de Deus
3. Agora nós estamos salvos da ira de Deus que está por vir.
3. É Um Convite Para a Família Inteira
A. Deus disse, "e toda a tua casa".
B. Deus quer que famílias inteiras sejam salvas Actos 16:30-31
C. Deus espera que nós levemos as nossas famílias a Cristo
Conclusão: Deus disse a Noé e à sua família "Entra tu e tua casa na arca"
A ira de Deus estava prestes a ser derramada por meio do grande dilúvio, e ele lançou um convite para que os homens fossem salvos da ira. Noé e a sua família reagiram a este convite por fé e entraram na arca e foram as únicas pessoas salvas durante o dilúvio.
A Bíblia deixa bem claro que está a chegar o grande dia da ira de Deus que fará o dilúvio parecer um piquenique da escola, em comparação. Deus nos disse que ele vai tirar os seus filhos fora deste mundo antes que a ira venha sob a forma da Grande Tribulação. No entanto, ele deixa bem claro que só serão Seus filhos que serão salvos da ira vindoura. Jesus é a nossa arca. Ele é a arca segura para a ira que está a chegar para destruir este mundo. Nesta noite o convite de Deus para nós é: "Vem tu e tua casa a Jesus e sejam salvos da ira vindoura". Como somos salvos da ira? Ao colocar toda a nossa fé e confiança em Jesus Cristo e no que Ele fez no Calvário. É um convite que deve ser respondido por fé. Qual é a nossa resposta ao convite de Deus para nós? Nós não podemos ignorá-lo. Hoje, agora, vamos tomar a decisão de aceitar o convite de Deus para sermos salvos da ira vindoura, ou vamos rejeitá-lo. O convite foi emitido. Vamos responder pela fé como Noé e a sua família o fizeram, ou vamos rejeitá-lo como as multidões nos dias de Noé fizeram e foram destruídos. Nós dizemos: "pastor, eu respondi pela fé há muito tempo, e estou seguro na arca". Isso é maravilhoso, mas e a nossa família? Será que estamos a fazer todo o possível para vermos a nossa família salva? O grande dia da ira de Deus está a chegar! Nós e todos os nossos entes queridos estão na arca?
Estudo Sobre Génesis 7:1-24
INTRODUÇÃO
Neste capítulo nós temos a descrição do dilúvio. Este foi sem dúvida, o julgamento mais terrível de Deus sobre o pecado do homem que o mundo já viu. Na próxima vez que Deus julgar o mundo, será com fogo [2 Pedro 3:6-7].
1. A CHAMADA DE DEUS - GÉNESIS 7:1.
Deus cuidou dos justos. No tempo certo, Ele chamou Noé e a sua família para entrarem na Arca. Note-se que Deus disse "venha", ao invés de "vá". Ele estava presente na Arca, pois, Ele nunca abandona o seu povo [Hebreus 13:5-6].
2. OS ANIMAIS LIMPOS - GÉNESIS 7:2-3.
Deus disse a Noé para trazer para dentro da Arca um par de cada espécie de animal, e aqui Ele nos dá mais detalhes sobre isto. Noé deveria levar sete de cada animal limpo. O sétimo animal ou número ímpar seria usado para o sacrifício [Génesis 8:20]. Mais tarde Deus deu a Moisés uma lista dos animais considerados cerimonialmente imundos para os Judeus [Levítico 11]. Todavia, nós aprendemos neste capítulo que nos dias de Noé, Deus havia de alguma maneira revelado estas coisas. Entretanto, nós não temos que observar esta prática hoje, pois tais leis foram abolidas em Cristo [Actos 10].
3. O TEMPO DO JULGAMENTO - GÉNESIS 7:4-10.
Deus informou a Noé que o dilúvio viria dentro de sete dias. Parece estranho que Noé e a sua família teriam que permanecer sete dias dentro da Arca, antes do início do dilúvio. Talvez havia tarefas a serem feitas lá dentro. Não há dúvidas de que o mundo do lado de fora riu e zombou deles. Que coisa maravilhosa foi a obediência de Noé em tudo o que Deus lhe dissera. Ele é honrado por isso várias vezes [Génesis 7:5; 6:22]. Deus tem prazer na nossa obediência.
4. COMO OCORREU O DILÚVIO - GÉNESIS 7:11-16.
Quando Deus faz uma ameaça, ninguém deveria duvidar de que Ele a cumprirá. O mundo nunca tinha visto um dilúvio, entretanto, ele veio de qualquer maneira. Da mesma forma, os homens ficarão surpresos quando Cristo retornar [2 Pedro 3:4]. Em Génesis 7:11-12, nós somos informados a respeito da fonte das águas do dilúvio. A chuva caiu dos céus durante quarenta dias e quarenta noites, e os reservatórios subterrâneos foram abertos. Homens convertidos como Dr. Henry Morris, que também é um cientista, tem algumas teorias a respeito do modo como isto ocorreu. Embora elas sejam interessantes, nos é suficiente saber, que Deus preparou tudo isso antecipadamente.
5. A EXTENSÃO DO DILÚVIO - GÉNESIS 7:17-23.
O dilúvio foi de ordem universal, onde a Terra toda foi coberta com pelo menos 6,5 metros de água. Nenhuma criatura que respirava, sobreviveu fora da Arca.
6. A DURAÇÃO DO DILÚVIO - GÉNESIS 7:24.
Vamos ver este assunto mais detalhadamente no próximo capítulo de Génesis.
CONCLUSÃO
Que ocasião terrível foi esta, embora Noé estivesse seguro na Arca. Vamos nos lembrar da nossa salvação em Cristo. Nós merecemos o inferno e a ira de Deus, mas por causa de Cristo nós estamos protegidos. Deus não somente nos chamou para a Arca da salvação, como também nos trancou em segurança dentro dela [Génesis 7:16; João 10:27-29]. Que maravilhoso Salvador!
Estudo Bíblico sobre Génesis 7
Depois que a arca estava pronta, o SENHOR (Génesis 7:1) apareceu a Noé outra vez. Ele foi elogiado pela sua obediência identificada pela palavra justo. O que Noé fez contou com a aprovação de Deus. A lista dos animais que entram na arca faz distinção entre animal limpo (Génesis 7:2) e animais que não são limpos. Os animais limpos, em sentido ritualista, foram privilegiados para entrar sete e sete. Se o significado é sete pares ou três pares mais um indivíduo extra não está claro. Dos animais não limpos só um par de cada um foi permitido. Não é feita classificação entre aves (Génesis 7:3) imundas e limpas, mas também tinham de entrar sete e sete. Noé teve sete dias (Génesis 7:4) para carregar a arca antes do início do julgamento. Este viria na forma de um dilúvio que destruiria o homem e os animais. Noé obedeceu prontamente à mensagem de Deus em todos os detalhes.
O Dilúvio (Génesis 7:6-24). Na época desta catástrofe, era Noé da idade de seiscentos anos (Génesis 7:6). A descrição da entrada na arca é de um evento tranquilo e ordeiro, que se deu do modo como Deus ordenou que fosse feito. De acordo com o tempo estabelecido, vieram as águas do dilúvio (Génesis 7:10).
A segunda anotação cronológica menciona o mês e o dia quando irrompeu o dilúvio. A fonte das águas era dupla: jorraram de baixo, do grande abismo (Génesis 7:11), e se derramaram de cima, pelas janelas do céu. Esta brevidade de descrição ocasiona uma avalanche de conjecturas relativas ao significado destes termos. A Bíblia se contenta em apenas dizer que esta turbulência continuou por quarenta dias e quarenta noites (Génesis 7:12). Antes do início do dilúvio, Noé e a sua família, com os animais, já estavam na arca conforme a ordem divina. Deus, então, fechou a porta de forma que a arca flutuou com segurança sobre as águas em formação que cresceram grandemente (Génesis 7:18) até cobrirem todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu (Génesis 7:19).
As águas subiram quinze côvados (Génesis 7:20), distância de cerca de 6,75 metros, mas não informa se esta medida era do cume da montanha mais alta até à superfície das águas ou de algum outro ponto de partida.
As águas cumpriram o seu propósito mortal, ao destruírem as criaturas que estão mais à vontade no seco (Génesis 7:22) do que em cima ou dentro de água. A destruição é acentuada duas vezes (Génesis 7:21, 23), pois o julgamento era assunto apavorante. Somente os que estavam na arca escaparam da fúria da tempestade, cujas consequências perduraram por um total de cento e cinquenta dias (Génesis 7:24).
O DILÚVIO A ENVOLVER NOÉ E A ARCA FOI GLOBAL OU LOCAL?
A produção de Hollywood, da história acerca da arca de Noé distribuída pela Paramount, com um roteiro escrito por Darren Aronofsky e Ari Handel e dirigida pelo próprio Darren Aronofsky, tenta transformar Noé, que é chamado pela Bíblia de - dikaiosúnes kéruka - pregador da justiça, numa espécie de "Madre Teresa de Calcutá" dos animais!
Ao deixar de lado a questão ultra-moderna que trata do ambientalismo, algo que os autores tentam impor na consciência de Noé, mas que de facto nunca esteve lá, hoje queremos levantar apenas algumas perguntas para aqueles que insistem em dizer que o dilúvio não foi global, mas apenas local. Agora vamos nos ocupar em levantar certas questões que gostaríamos de ver respondidas por aqueles que defendem um dilúvio local, em vez do dilúvio global como ensinado nas Escrituras Sagradas.
O dilúvio narrado na Bíblia foi global ou apenas localizado?
Até mesmo muitos cristãos nos dias de hoje, na maior parte por puro desconhecimento dos factos, acreditam que o dilúvio narrado na Bíblia foi um dilúvio circunscrito à região da mesopotâmia. Influências pagãs para tal crença não faltam. Elas vão desde outras narrativas do dilúvio encontradas em outras culturas até à concepção ilusória, dos evolucionistas, que estima a idade da Terra em meros 14,5 biliões de anos.
De seguida seguem as nossas perguntas: PARA PENSAR!
1. Se o dilúvio foi circunscrito a uma determinada área, porque teria Noé construído a arca?
Afinal de contas, Noé levou cerca de 120 anos para construir a arca e poderia, muito bem, se quisesse ter caminhado para algum outro lado e evitado o mesmo.
2. Se o dilúvio foi local, porque DEUS teria conduzido os animais para a arca que Noé estava a construir?
Ele poderia apenas dirigi-los para outra direcção, longe da catástrofe.
3. Se o dilúvio foi local, porque a arca precisava ser tão grande?
Afinal de contas uma arca bem menor poderia acomodar a variedade de animais existentes na mesopotâmia.
4. Por que DEUS precisou conduzir os pássaros para dentro da arca?
Ele poderia tê-los feito voar para lugar seguro. Andorinhas voam do hemisfério norte até o sul do hemisfério sul, porque os pássaros dos dias de Noé não poderiam fazer o mesmo? Seria porque o dilúvio seria global?
5. Se o dilúvio não foi global, porque as Escrituras afirmam que as águas sobrepujaram as montanhas em, aproximadamente, 7,5 metros?
As águas têm a tendência de buscar sempre o lugar mais baixo e tendem a nivelar-se, mas neste caso a Bíblia diz que elas "cresceram" e "prevaleceram excessivamente". Como seria possível as águas "crescerem" e "prevalecerem excessivamente" 7,5 metros acima de montanhas locais sem ter extravasado para o outro lado das mesmas? Mas quantas asneiras as pessoas estão dispostas a engolir sem pensar, é difícil dizer.
6. Jesus fez a seguinte afirmação:
Mateus 24:37-39
"Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem".
Em outras palavras, caso o dilúvio não tenha sido global, Jesus estaria a afirmar que, quando do seu retorno haverá também um juízo parcial dos seres humanos. E se alguns escaparam ao dilúvio dos dias de Noé, então será possível alguns escaparem ao juízo na segunda vinda de Cristo. Mas as palavras de Jesus são bem claras: "veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem".