O Começo de Tudo, Parte 7
A guerra no céu
Quando Satanás percebeu que já tinha convencido o maior número de anjos que poderia, pois chegou a ser a terça parte dos anjos - uma quantidade realmente muito grande, começou a tramar a guerra. Este intervalo de tempo a Bíblia não descreve, mas poderiam ser milhões de anos, pois o tempo não existe para eles onde o mundo espiritual está acima do tempo e do espaço. É possível, entretanto que não deve ter demorado muito tempo para Satanás saber quantos anjos tinham sido enganados por ele. Este trabalho dele de enganar os anjos já vinha a acontecer há muito, muito tempo mesmo, antes mesmo da criação das almas humanas, antes da primeira vez que Deus contou a todos no céu que Ele iria criar os seres humanos. Satanás nesse tempo ainda estava a morar no céu juntamente com aqueles anjos que iriam tornar-se em demónios, pois Lúcifer ainda andava pelo trono de Deus. Deus ainda conversava com ele e os anjos que estavam a rebelar-se contra Ele, pois sempre teve amor pela Sua criação. Mas as conversas de Deus para com eles em nada adiantou, pois mais e mais as suas mentes estavam a ser convencidas de que Satanás ou Lúcifer seria um melhor líder para eles. Deus não forçou nada neles para os deixar fazerem o que quer que eles decidissem, mas entretanto chegou a um ponto em que eles não queriam ouvir mais ao seu criador. Só estavam à espera do momento onde iriam destruir ao seu próprio criador. Num determinado tempo quando Satanás viu que seria o ideal, talvez num dia onde pudesse apanhar Deus e os Seus anjos desprevenidos, ele atacou.
1. Quantas vezes Satanás tem guerreado e vai guerrear contra Deus?
Comentário: Esta pergunta é bastante interessante, pois a Bíblia revela-nos que Satanás guerreou e ainda vai guerrear contra Deus. Ele realmente pensa que consegue destruir Deus se o apanhar de surpresa no Seu trono. A mente dele está tão corrupta juntamente com a dos seus demónios que não pensam logicamente. Logo no início de tudo, vemos onde o arcanjo Lúcifer guerreia contra Deus e o seu nome foi então mudado para Satanás.
2. Satanás usa o homem para guerrear contra Deus?
Comentário: Claro que sim. Já que ele mesmo não tem força contra Deus, ele usa o próprio ser humano.
3. Satanás quer destruir o homem?
Comentário: Já sabemos que a resposta é sim. Sabemos que a inveja e o seu ódio é ver o plano de Deus para a humanidade onde seremos na grande maioria filhos de Deus, ao entrar na Sua família e a viver com Deus por toda a eternidade. Desde o início quando ele soube que Deus iria criar o ser humano, ele já tinha decidido ir contra Deus, pois ele criou e continua a criar estratégias para destruir o plano de Deus, ao destruir o homem.
A destruição da terra e do universo
É difícil saber quanto tempo esta guerra durou, pois podem ter sido milhares ou milhões de anos. Como se disse anteriormente, o mundo espiritual não está sujeito a espaço ou tempo. Satanás e uma terça parte dos anjos subiram aos céus para derrotar Deus - quanta era a arrogância deles. Mas Deus deixou que isto acontecesse, onde Ele também deixou que viéssemos a ver o resultado desta guerra.
Os vestígios sobre todo o universo, olhamos para a lua e a Terra como foi bombardeada com meteoros. Podemos ver também em Marte, como o planeta foi todo destruído, onde mesmo os cientistas falam que já houve água em Marte e com certeza na lua também. Os planetas poderiam ter tido rios e mares. Como sabemos isso?
Isto é muito simples, pois tudo o que Deus cria é perfeito, lindo e harmonioso. Deus simplesmente não sabe criar coisas destrutivas, sem vida e sem beleza, pois o nosso Deus cria na perfeição e com beleza. Pois o universo juntamente com a Terra, Marte, e a lua foram criados perfeitos e muito bonitos. Hoje em dia se olharmos para a lua e o planeta Marte veremos as explosões dos cometas quando atingiram a superfície do planeta. Nós hoje em dia vemos as centenas de crateras e muito gigantescas, pois estes bombardeamentos de meteoros com certeza destruíram os planetas.
Satanás - o inimigo do homem
A intenção de Satanás era muito simples, destruir e não preparar o ambiente para o homem. Ele pensou mesmo que se tivesse destruído a Terra, Deus não poderia criar o ser humano. Ele pensou também que se destruísse totalmente a Terra, que Deus iria mudar o seu plano de criar o ser humano mesmo depois de já ter criado as almas humanas, as solenidades e o Sábado para o homem. Quanta cegueira e arrogância tinha este malvado ser, pois ele achava mesmo que poderia mudar o plano de Deus. Na realidade, ele ainda não desistiu já que tenta de toda a maneira colocar Deus contra o homem para o destruir já que ele mesmo não tem esse poder. Vejamos que ele até teve algum sucesso quando causou tamanha violência na Terra e Deus teve de mandar o dilúvio. Satanás sabe perfeitamente que a intenção de Deus é colocar o homem na Sua família, pois Ele nunca escondeu isso dos Seus anjos ou de ninguém. Portanto, desde a época que Deus teve o plano de criar o ser humano, Satanás e os seus demónios procuram destruir o homem ou o ambiente onde ele vive para que não possa ter onde habitar e isso o mataria. Hoje em dia isto continua, pois note-se o que ele fez com a vida de Jó ou com as cidades de Sodoma e Gomorra. Note-se também a primeira e segunda e, prestes a chegar, a terceira guerra mundial, pois a intenção de Satanás não é outra, senão destruir todo o ser humano para que o plano de Deus nunca venha a acontecer. Que cegueira de um ser totalmente corrupto, pois ele pensa mesmo que vai chegar a concluir o seu objectivo. Hoje em dia, ele acusa-nos perante o nosso Deus, dia e noite, ao tentar mudar a cabeça de Deus - como se isto fosse possível: "...porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite" Apocalipse 12:10. Sim, desde o tempo em que Satanás soube que Deus iria criar o ser humano até hoje em dia, ele quer destruir o homem, pois ele nos acusa perante Jesus Cristo dia e noite e continuará assim até que ele e os seus anjos (demónios) forem expulsos do céu.
Deus elimina o pecado da Sua família
Deus colocou um fim no pecado que apareceu na Sua família através de Satanás, um pecado de todos os tipos de mentiras, arrogância, orgulho, egoísmo, etc. Deus eliminou de uma vez por todas da Sua família, ao jogar Satanás e os seus anjos para fora do céu. Deus não deixou esses seres rebeldes a viverem juntamente com os Seus anjos. Deus desde esse tempo os lançou na Terra e aqui estão eles até ao dia de hoje. Eles não têm poder para fazer nada connosco, mas somente nos tentar o que é também parte do plano de Deus. Pois é só com a tentação, com as tribulações, com as decisões de escolhermos o caminho de Deus em vez do mundo, que crescemos em carácter de Deus, por isso mesmo que Ele nos criou. Criou para crescermos no Seu carácter e ver que só com Deus poderemos viver felizes e com paz por toda a eternidade. O caminho do pecado só causa destruição e angustia como vemos nos planetas, olhemos para a lua que é a nossa testemunha disso. Jesus viu quando Satanás foi atirado na Terra com os seus anjos, ou demónios: "E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu" Lucas 10:18.
Deus começa a Sua criação
Com a guerra terminada, Deus recomeça a Sua criação. O plano de Satanás para parar o plano de Deus foi destruído. Mas, antes que Deus reparasse o caos em que estava a Terra, Ele separou a luz das trevas (a falta de luz). Note-se que os anjos tem luz neles que procedem do relacionamento que eles têm com Deus, pois a partir do momento que os anjos e nós humanos não temos um relacionamento com Deus, essa luz desaparece: "E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder [ou autoridade], e a terra foi iluminada com a sua glória" Apocalipse 18:1.
O que poderemos notar e não é muito difícil de entender é que a luz emitida de qualquer ser está relacionada com a quantidade de autoridade que o ser tem, ou seja, do contacto ou relacionamento que o ser tem com Deus. O que realmente faz sentido porque Deus não daria autoridade ou poder para aqueles que estão longe Dele - que não ligam para a Sua presença. Posto isto a escritura diz então que o anjo tinha grande poder e a sua luz iluminou toda a Terra.
Até ao ponto em que Satanás e os seus anjos guerrearam contra Deus, eles tinham luz, onde Ele depois define a luz das trevas. Ele remove a luz dos anjos que se tornaram demónios e de Lúcifer que se tornou Satanás, onde eles então tornaram-se também seres sem luz ou chamados seres das trevas.
Filhos da luz e filhos das trevas
O apóstolo Paulo fala dessa distinção entre luz e trevas, onde Deus divide os filhos da luz e os filhos das trevas. Observemos isto: "Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas" 1 Tessalonicenses 5:4-5.
Jesus também fala claramente: "E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz" Lucas 16:8. Observemos também outras escrituras...
"Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles" João 12:36.
"Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" Efésios 5:8.
1. Quando foi que essa separação aconteceu?
Comentário: A Bíblia diz-nos claramente que houve uma época, ou período, em que Deus certamente separou a luz das trevas. Esse período aconteceu depois da guerra no céu, pois este dia está escrito no começo da criação: "E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas" Génesis 1:4.
Se nós lermos isto rapidamente, podemos até pensar que foi aqui que Deus criou o sol, mas na realidade, não foi. Note-se que Deus criou o sol no quarto dia da criação: "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto" Génesis 1:14-19. Sim, as escrituras indicam que houve um tempo onde Deus separou as trevas da luz.
2. Deus criou as trevas?
Comentário: De forma alguma! Lúcifer e os seus anjos que se tornaram Satanás e demónios foram eles que criaram as trevas depois da sua rebeldia contra o seu Criador. Deus simplesmente separou a luz das trevas, pois não é possível que seres contrários a Deus tenham luz. Faz sentido, não é?
3. Como foi essa separação da Luz?
Comentário: Primeiro, Deus, ou Jesus Cristo, expulsou Satanás e os seus demónios do céu e os lançou na Terra. Deus separou os seus anjos, ou filhos, da luz dos filhos das trevas, pois eles não podem conviver juntos num mesmo lugar. Com isto Deus também tirou deles a luz, pois não há luz nem no diabo e nem nos seus demónios.
4. Satanás tinha luz quando guerreou contra Deus?
Comentário: Aqui está uma interessante questão! É bem possível que eles ainda fossem seres de luz, pois ao conhecer Deus da maneira que O conhecemos, Ele poderia ter esperado até ao momento da guerra que Lúcifer e os seus anjos se arrependessem da sua rebeldia. Com isto podemos dizer que eles ainda tinham luz, pois apesar de já estar no coração deles guerrearem contra o seu próprio Criador, eles ainda não o tinham feito. É bem possível que a guerra aconteceu toda em luz.
Agora, depois da guerra terminada, depois que eles fizeram o que estava no coração deles talvez por milhões de anos, a decisão deles foi claramente vista e que eles não se arrependeram de guerrear contra Deus. Então deles foi tirada a luz e tornaram-se filhos das trevas como é todo o ser que é contrário a Deus. Todos os seres que são de Deus, eles são chamados de filhos da luz.
A Terra arruinada - os dinossauros são extintos
Poderemos dizer com certeza que Satanás na sua intenção de destruir o ambiente que Deus deu para ele cuidar e preparar para receber o homem, a Terra foi totalmente destruída. A Terra e os planetas que Deus criou com tanta beleza, se tornaram vazios e sem forma, como um deserto seco e morto. Observe-se o que Deus mesmo fala da situação da terra depois que esta guerra foi vencida e terminada por Deus: "E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" Génesis 1:2. Sim, a Terra e os planetas foram totalmente destruídos. Cientistas hoje em dia sabem até onde o cometa caiu na Terra que causou uma catástrofe enorme com a sua explosão. Isto é bem difícil de imaginar, pois o tamanho do asteroide que caiu na terra, e com a sua explosão fez com que a poeira cobrisse toda a terra por anos ao cobrir os raios solares nos quais as plantas precisam para viver. Sem o sol, as plantas morreram e com isso os alimentos dos dinossauros, pois isto não é ficção científica.
Esta conclusão dos cientistas de hoje ao dizerem que os dinossauros morreram por causa de um enorme asteroide com certeza parece ser bem válida. Olhemos para os planetas que conhecemos como a lua e Marte como foram destruídos por milhares e milhares de asteroides. Satanás fez isso, pois é impossível para Deus criar o Seu universo num estado tão caótico, feio e vazio. Devemos nos lembrar que Ele é um Deus perfeito e tudo o que faz é perfeito: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus" Mateus 5:48.
Deus deixou que Satanás fizesse o seu plano para que possamos ver que o pecado só causa angústia, tristeza e destruição para a pessoa e todos que estão ao redor dela. Este fui um dos exemplos para que possamos ver, analisar e nos afastarmos do pecado, ao fazer o máximo para não pecarmos.