O Começo de Tudo, Parte 8 e Final

17-06-2017

Cristo começa a semana da criação

O primeiro dia da criação: Deus separa a luz das trevas. Agora que Satanás e os demónios foram expulsos do céu e foram lançados aqui na Terra, Deus removeu também deles a sua luz. Pois nesses seres não há luz, só trevas, onde as suas faces são como escuridão - não há formato de nada, somente um escuro vazio. Observe-se o primeiro dia da criação: "No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas" Génesis 1:1-4.

Vemos em Génesis que Deus começa a sua criação, pois o ataque de Satanás foi inútil. Entretanto, a guerra no céu fez muita destruição no universo, mas o plano de Deus de criar o homem iria continuar, pois ninguém tem poder suficiente para destruir qualquer plano de Deus onde Ele acabaria por criar o homem.

A Terra que Deus criou e colocou Satanás para cuidar e preparar para o homem foi destruída, onde Satanás deve ter pensado já que ele não podia fazer Deus parar de criar o homem, ele iria destruir o meio ambiente para que o homem não tivesse onde sobreviver. E nisto Deus permitiu que ele fizesse, pois a Terra estava em total caos e assim o homem não poderia viver desta maneira. Não devemos confundir esta situação com a criação do sol por causa da luz. O sol foi criado somente no quarto dia da criação.


1. Existia a luz antes do primeiro dia da criação?

Comentário: Claro que sim. Mesmo que Deus disse "Haja luz" não significa que não já havia luz no universo. Observe-se claramente que Deus criou Lúcifer e que o próprio nome dele é "estrela da manhã" ou "filho da alva" ou "o que traz luz". Então vemos que claramente a luz já existia antes da terra, pois o significado do primeiro dia da criação refere-se à separação da luz das trevas. Deus separou Satanás e os seus demónios do céu, pois Ele tinha deixado que eles convivessem com os anjos de Deus. Com esta separação vemos também que Deus tirou deles a luz e assim eles tornaram-se em trevas. Eles são trevas no próprio significado da palavra, não representam apenas trevas, eles são as trevas - ou seja, a ausência da luz onde a luz aqui falada é a luz de Deus.

Deus literalmente é luz, onde a Sua luz é gerada por Ele. Pois Ele não somente produz a luz, Ele é a própria luz. Observe-se estas escrituras...

"Disse-lhes, pois, Jesus: A luz [Jesus mesmo] ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas [Satanás] não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles" João 12:35-36.

"E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre" Apocalipse 22:5.

Sim podemos ver que a luz significa Deus, mas a luz é mais do que representa Deus, pois a luz é Deus. E é por isso que a Bíblia diz este termo, "filhos de luz". Nós não somos filhos somente da representação de Deus que é a luz, não, nós somos filhos da luz, ou seja, Deus. Assim ao sermos filhos da luz, nós nos tornamos também luz.


Deus é luz

Como temos falado anteriormente, Deus não só gera luz Dele mesmo, mas Ele próprio é a luz. Olhemos então quando Deus olhou para a Terra e a viu destruída, pois estava em trevas. E aqui vemos o que Deus disse, "Haja luz", onde muitos pensam que a luz não existia antes deste tempo. Que foi aqui que a luz foi criada pela primeira vez. Como podemos saber que a luz já existia antes desse tempo?

A resposta a isso é bem clara, Deus criou Lúcifer que como vimos ele era "o que traz a luz". A criação dele mostra claramente que a luz de Deus já existia muito antes de quando a terra foi criada. Mas, o que significa então quando Deus disse "Haja luz"?

Depois da guerra no céu, Deus lançou Satanás e os seus demónios nesta Terra e lhes tirou a luz, ao ser assim tornaram-se trevas. Podemos chegar a uma conclusão que a única luz que existia nesta época vinha de Deus. Devemos lembrar que Deus vive num mundo espiritual que não é o mesmo do nosso mundo físico. Quando Deus olhou para a Terra, ele olhou do mundo espiritual, portanto a Sua luz não reflectiu no mundo físico. Ele simplesmente olhou para a Terra do lado espiritual sem "passar" para o lado físico, ao ser assim a Sua luz ainda estava com Ele do lado espiritual. Mas quando Deus deu o comando "haja luz", a Sua luz passou para o lado físico onde iluminou a Terra e o universo. Deus percebeu a distinção entre a luz e as trevas na Terra e viu que "era boa a luz" - Génesis 1:3. Por causa da reacção de Deus ao ver que a luz era boa, Ele nunca tinha visto trevas antes no mundo físico. Isto não é difícil de ver ao ser que Ele é só luz, pois tudo o que Deus conhecia até aquele ponto era luz. Daí a razão Dele ficar alegre de ver a luz no mundo físico, pois é bem possível que deste ponto na história da criação, Ele decidiu criar objectos para iluminar o Seu universo - como o Sol e a luz e outros planetas.

É claro que Deus não iria usar a sua luz constantemente neste mundo físico porque Ele é espiritual. No quarto dia então, Ele criou o sol, ao remover a Sua luz que no primeiro dia iluminou a Terra e usou o sol para "iluminar a Terra" - Génesis 1:14.


1. Que luz era essa? "E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro" - Génesis 1:4-5.

Comentário: A resposta é simples. Esta luz é claramente a luz de Deus, ou seja, Deus usou a Sua luz para iluminar a Terra e ver a diferença entre a luz e as trevas. Depois que Ele viu isso, Ele criou a luz do sol e dos planetas no quarto dia e mudou da Sua luz para a luz do sol e da lua, que são físicos, para iluminar o mundo físico - para iluminar a Terra.


2. Deus não conhecia trevas até este ponto na história?

Comentário: Tudo indica que não. Já que Deus é luz, tudo o que Ele viu até este ponto é luz. Quando Deus reflectiu a Sua luz na Terra que estava em trevas, ficou agradado com o contraste da luz nas trevas. Ele percebeu que a luz iria ser boa para o mundo físico e daí criou os objectos físicos como o sol, a luz e os planetas para iluminar a Terra e o universo. Daqui em diante, Ele removeu a Sua luz e colocou a luz do sol e da lua para isso. No mundo espiritual não há planetas para iluminar nada, não há necessidade de haver sol, pois a luz de Deus ilumina todo o universo espiritual. A luz de Deus Pai e Jesus Cristo sai deles e de todos aqueles que Deus criou como os anjos que são chamados filhos de Deus. Todos aqueles que amam Deus e andam conforme Deus anda emitem luz, nisto a Bíblia também nos dá indicação. Note-se que quando Moisés começou a ter um relacionamento bem longo e profundo com Deus, a sua cabeça começou a iluminar o que assustou muitas pessoas daquela época...

"E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele. Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele. Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se a ele; e Moisés lhes falou. Depois chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o Senhor falara com ele no monte Sinai. Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto. Porém, entrando Moisés perante o Senhor, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado. Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele" Êxodo 34:28-35.

Todos aqueles que chegam perto de Deus, ou seja, andam conforme os caminhos Dele, eles resplandecem espiritualmente. Não acontece no mundo espiritual, mas todos aqueles que andam conforme os caminhos de Deus, esses têm luz. Uma luz espiritual que é dada para nós que apesar de não vermos fisicamente, certamente o mundo espiritual a vê nas pessoas, nos filhos de luz. No caso de Moisés foi diferente, pois ele sendo um ser físico e estava com Deus, conversava com Ele e via a Sua glória, portanto, na sua própria carne essa luz apareceu. Hoje em dia em que o Espírito Santo foi dado a nós, e é através do Espírito de Deus, que os filhos da luz emitem luz no mundo espiritual. Pois é impossível para os filhos da luz não terem luz, onde essas luzes dos filhos da luz, ou dos filhos de Deus são claramente vistas por Deus e por todos aqueles que vivem no mundo espiritual que são espíritos. Não há segredo de quem são os filhos de Deus no mundo espiritual, pois os seres espirituais sabem quem são essas pessoas.


Resumo da lição

No início de tudo havia somente Deus Pai e Jesus Cristo. Nada existia antes deles, pois Eles eram e são as luzes. Eles decidiram criar uma família e por isso criaram os anjos. Os anjos foram criados em total liberdade de decisão, pois podiam decidir por si mesmos. Deus criou também anjos poderosos chamados querubins. Um desses arcanjos era Lúcifer que criou pela primeira vez o pecado em pensar contra Deus. Ao pensar assim também tentou corromper muitos anjos dos céus. Deus quando viu o pecado pela primeira vez decidiu criar o homem e testar o seu coração antes de dar a vida eterna e poder. O plano de Deus de criar o homem foi a gota d'água para Satanás atacar a Deus e para mudar a cabeça de muitos dos anjos que se tornaram demónios. A intenção de Lúcifer que se tornou Satanás cresceu e ele subiu contra o próprio criador dele e causou uma grande guerra no céu. Essa guerra destruiu o universo que Deus criou perfeito. Ele e os seus demónios foram lançados na Terra e aqui se encontram até ao dia de hoje. Deus tirou deles a luz e eles agora são as trevas. Deus recriou a Terra e a preparou para colocar o homem.

© 2017 Blog do Paulo Breda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora