Livro de Génesis
Um guia de estudos do livro de Génesis
Génesis pode muito bem ser considerado o livro mais importante que já foi escrito. Aqui nós temos o fundamento da Bíblia toda e o berço da doutrina bíblica.
No
princípio. Estas são as primeiras palavras do primeiro livro nas
nossas Bíblias. A partir desta introdução, o relato descreve, em
termos muito resumidos, a criação do Universo e a história dos
primeiros seres humanos. O livro de Génesis abrange um período de
tempo maior do que qualquer outro dos livros bíblicos, e apresenta
informações fundamentais para compreender os demais. Vamos conhecer
um pouco deste livro. Génesis é um dos livros atribuídos a Moisés,
personagem importante dos quatro livros que o seguem. Serve para
explicar ao povo judeu as suas raízes genealógicas e, mais
importante, o propósito de Deus para este povo. Este livro responde,
também, a questões naturais de pessoas de quaisquer nações que
buscam entendimento das suas origens e da vontade do seu Criador.
Vamos ver resumidamente o conteúdo dos capítulos de Génesis.
Capítulos 1 e 2 falam sobre a criação do Universo pela palavra de Deus. O autor não apresenta argumentos filosóficos nem explicações científicas deste processo. Ele afirma que Deus falou e, pela força da Sua palavra, criou todas as coisas. O primeiro capítulo descreve a criação geral e o segundo volta a destacar mais detalhadamente o que Deus fez para criar o homem e a mulher, o casal que passa a ser conhecido como Adão e Eva. Deus criou este casal com a capacidade de compreender palavras faladas e de escolher entre o amor e o ódio. O amor seria manifestado em actos de obediência para agradar o Criador, enquanto a rebeldia seria prova do desrespeito para com Ele. Descobrimos no capítulo 2, também, a vontade de Deus sobre o casamento. Antes de existir qualquer tipo de igreja ou religião organizada, Deus explicou a Sua intenção de um homem e uma mulher se unirem no casamento (Génesis 2:24; comparar Marcos 10:5-8).
Capítulos 3, 4 e 5 destacam a separação do homem de Deus em consequência do pecado. Adão e Eva desobedeceram à palavra de Deus e sofreram várias consequências deste erro. O mais grave dos resultados foi a separação de Deus na expulsão do casal do paraíso terrestre do Éden. Depois, outros também pecaram e sofreram consequências.
Capítulos 6 a 9 relatam um dilúvio mundial que Deus usou para limpar o mundo do pecado e começar novamente com a família de Noé. Oito pessoas foram salvas pela água (1 Pedro 3:20)
Capítulos 10 e 11 descrevem a dispersão dos descendentes de Noé depois do dilúvio. Foram espalhados pela confusão dos idiomas que Deus fez quando alguns tentaram se exaltar contra o Senhor. No final do capítulo 11, a lista dos descendentes de Noé chega a Abraão, o personagem principal do resto do livro de Génesis.
Capítulos 12 a 50 contam a história de quatro gerações da família pela qual Deus prometeu cumprir os Seus propósitos para com os homens. Deus prometeu fazer dos descendentes de Abraão uma grande nação que receberia uma terra especial. Mais importante, Ele disse que um dos descendentes deste patriarca abençoaria todas as famílias da Terra. Esta profecia de Génesis 12:1-3 predisse a vinda de Jesus Cristo uns 2.000 anos antes do seu nascimento. Nestes capítulos, aprendemos sobre a fé obediente de Abraão, Isaque, Jacó e José. Também descobrimos como esta família chegou ao Egipto, onde passou gerações na escravidão. Desta maneira Moisés apresentou o pano de fundo para o povo israelita da sua geração compreender o seu lugar no plano de Deus.
Uma das principais mensagens do livro de Génesis foi bem resumida num comentário no Novo Testamento sobre os patriarcas: "Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria" (Hebreus 11:13-14). O primeiro livro da Bíblia está cheio de esperança!